Conhecendo as partes de uma redação nota 10

Você já deve ter se perguntado: "qual é o segredo para escrever uma redação nota 10?

Bom, não há uma receita pronta, um método único e infalível. E isso é muito bom, porque sempre será possível se deparar com belas e criativas redações.

Para lhe dar uma força, comentarei a redação nota 10 que já mostrei por aqui - de uma aluna do Escrever é Praticar que foi aprovada-, assim você conseguirá observar os pequenos detalhes que fizeram toda a diferença e agradaram aos corretores. A proposta foi dada na prova do TRT 9ª região/ 2013 ao cargo de Analista Judiciário. É a seguinte:

"A fronteira é, simultaneamente, o lugar onde países se encontram e se separam. Essa definição ambígua deve-se às semelhanças, diferenças e assimetrias muitas vezes verificadas entre os países e, em específico, as cidades fronteiriças."

(Adaptado de Vicente Giaccaglini Ferraro. Disponível em: Júnior http://www.academia.edu)

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

Fronteiras territoriais e suas implicações nas relações entre países vizinhos    

Os países possuem fronteiras geográficas que podem aproximá-los ou afastá-los de acordo com os interesses em análise. Em algumas questões almejam objetivos em comum e se unem em virtude, porém, ao constatarem grande divergência em determinado assunto podem até mesmo guerrear.

O texto já começou apresentando uma oposição (fronteiras que podem aproximar ou afastar), conforme sugere o texto motivador, ou seja, é uma paráfrase dele. Em seguida explica rapidamente, afinal, é no desenvolvimento que devem aparecer os argumentos que justificam essa oposição, esse problema.

 A aproximação que ocorreu entre Estados vizinhos, nas últimas décadas, resultou na formação de diversos blocos econômicos, em especial a União Europeia. O surgimento se deve ao interesse no fortalecimento das relações comerciais e também pela localização dos membros da União que, em regra, fazem parte do mesmo continente. A integração trouxe tanto benefícios que os países abdicarem até mesmo de aspectos de sua soberania, como a instituição do euro.

Olha que lindo, a primeira palavra do parágrafo já retoma uma das ideias da oposição: “a aproximação”, ela inicia o período explicativo, o tópico frasal. Observe também que nesse tópico frasal há o argumento concreto, o qual é pormenorizado ao longo do parágrafo.

Sobre a estruturação, vale destacar a presença de períodos curtos e em ordem direta. Isso facilitou a organização e clareza das ideias.

Além disso, percebe-se que a colonização pode interferir na forma como as nações vão se relacionar, porque quando falam a mesma língua as pessoas possuem a tendência de se entender melhor. Um exemplo é Brasil e Portugal que, apesar de não serem fronteiriços têm reciprocidade em diversos aspectos como a concessão de direitos especiais ao português que reside em solo brasileiro há mais de um ano.

            O conectivo além disso marca a relação entre a ideia exposta anteriormente com a que será apresentada. Nessa construção percebe-se uma afirmação inicial seguida por um exemplo concreto que a justifica. Veja também o senso crítico presente na observação de que esses países não fazem fronteiras territoriais, mas estabelecem uma relação apoiada em aspectos comuns. Esse é um tipo de argumento que foge do senso comum e mostra que está “ligado” nos acontecimentos.

Contudo, percebe-se que as diferenças entre vizinhos pode causar conflitos como os ocorridos entre os judeus e os palestinos em que os costumes religiosos influenciam diretamente na forma de se relacionarem. E nesse sentido caso há ainda a disputa territorial e os fatos históricos que fazem parte da divergência e interferem nos problemas entre os povos.

Mais uma vez a presença de um conectivo introduzindo o parágrafo, dessa vez apresentando o argumento que as “fronteiras afastam”, conforme consta na introdução. A conjunção adversativa confirma esse sentido.

Porém, veja que o verbo empregado para iniciar a explicação é o mesmo usado no outro parágrafo. Bom, acho que o corretor foi benevolente e não considerou como uma falha para a argumentação. Mas eu reafirmo aqui o que sempre falo: evite as repetições! Não conte com a bondade do corretor, rs. Não pense que sou má, apenas prevenida!

Quanto ao argumento, novamente aparece introduzido com uma afirmação seguido de exemplo concreto, nesse caso sobre os conflitos religiosos entre judeus e palestinos. Destaque para a nomeação das religiões em conflito, ou seja, não citou porque ouviu sobre isso em algum lugar, o candidato mostra que sabe o está falando.

Verifica-se assim que um relacionamento harmonioso é a soma de diversos fatores. Geralmente quando dois países encontram afinidades seja por metas ou costumes semelhantes, tendem a se reunir em torno do aspecto em comum. Contudo, quando as barreiras são de difícil transposição como ocorre nas diferenças étnicas e religiosas, as adversidades podem se transformar em lutas, em especial, pela intolerância para com o diferente.

Olha que linda conclusão. Retoma e resume tudo que foi exposto no desenvolvimento ao empregar termos-chave como “relacionamento harmonioso, afinidades, metas e costumes semelhantes, diferenças étnicas e religiosas, adversidades”, tudo isso em períodos curtos e diretos. Aqui não há apresentação de ideias novas ou argumentos concretos.

Sei que você está olhando para a rasura, certo? Ela é permitida, desde que não em excesso. Neste caso o candidato percebeu uma repetição e corrigiu-a. Ou seja, é melhor mostrar que você percebeu o erro antes o corretor, não é? Ah, para corrigir, basta apenas um traço, sem colocar parênteses ou expressões como, “digo”.

Depois disso tudo, confira a nota da redação e a ausência de comentários dos corretores:

 Conteúdo: 40 – Estrutura: 30 – Expressão: 30

Espero que esse “passeio” pela construção do texto considerado excelente pela FCC dê mais segurança a você e te inspire a produzir novas redações nota 10!

 

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Ah, se ficou alguma dúvida ou tem algum comentário, não guarde para si, entre em contato!

 

Veja também:

Redação FCC - Fundação Carlos Chagas: Principais características

Autor(a): Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN - UTFPR, Londrina), formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Língua Portuguesa (UEL). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

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Juliana

5 anos atrás

Professora,

A redação está mesmo ótima! No entanto, sinto falta de algumas vírgulas obrigatórias. Estou correta? Obrigada!

Prof. Mariana

5 anos atrás

Oi, Juliana!

O texto poderia receber alguns ajustes sim, inclusive nas vírgulas. Mas veja que esses detalhes não prejudicaram a organização e compreensão da redação, por isso o avaliador não penalizou o candidato, pois retiraria décimos da nota, ou seja, seria irrelevante para a pontuação final. Vale destacar que o corretor usa do bom senso sobre o rigor extremo em cada detalhe, e que a avaliação do critério gramatical não é feito de forma estanque, mas sim, considerando o texto como um todo.
Um abraço!

arilson anastacio gomes

6 anos atrás

é sempre bom ver uma redação nota 10 para acreditarmos que é possível.gostaria ver uma redação nota 10 da banca AOCP

Hideraldo

6 anos atrás

Ainda vou chegar a esse nível!

Gildete

6 anos atrás

Maravilhoso!
Gostaria de ver outros modelos de redação nota 10.

Artur

6 anos atrás

Professora, aquela questão de apresentar uma "solução", intervenção na conclusão é obrigatória? Percebi no texto que não foi apresentado.

Prof. Mariana

6 anos atrás

Olá, Arthur!

A proposta de intervenção é obrigatória apenas na redação do Enem, pois faz parte de uma das competências exigidas na correção. A grande maioria das bancas avaliadoras de concursos não exige isso. Por isso é importante conhecer bem quais serão os critérios de correção, os quais devem estar descritos no edital.
Um abraço!

Charlise

9 anos atrás

Bom dia! Está faltando uma parte da redação (linhas 13 a 18). Está repetido o parágrafo das linhas 19 a 23.

Escrever é Praticar

9 anos atrás

Olá, Charlise.
Obrigado por avisar, já corrigimos o problema!

Joana

9 anos atrás

Professora, tenho uma dúvida.
A redação não deveria ter um título?
No caso, se o título, "Fronteiras territoriais e suas implicações nas relações entre países vizinhos", for esse, devo reescrevê-lo antes de começar minha redação?
Obrigada

Prof. Mariana

6 anos atrás

Olá, Joana!

Deve-se inserir um título somente se a proposta exigir, caso contrário, sugiro que inicie o texto logo na linha 01. E, o que a proposta apresenta é o tema, o assunto sobre o qual você deve discutir, enquanto o título - o qual deve ser criado por você - indica qual será a ideia central que você irá discutir sobre o assunto proposto.

Um abraço!

Augusto Andrade

9 anos atrás

Puxa vida... essa aluna é de lascar o cano... escreve com objetividade e clareza... Vou seguir o exemplo dela e deixar de ser prolixo... rs

Lucas

10 anos atrás

No 3o paragrafo: "Contudo, percebe-se que as diferencas entre os vizinhos PODE causar conflitos (...)"

Pq o "PODE" esta no singular? Ta concordando com o que?

Prof. Mariana

10 anos atrás

Olá, Lucas!
Realmente há uma falha de concordância nesta oração, o verbo deveria estar no plural para concordar com o sujeito "as diferenças": "Contudo, percebe-se que as diferenças entre os vizinhos PODEM causar conflitos (...)"

Mas veja que o corretor da FCC também não descontou ponto disso, porque é preciso ter de 2 a 3 erros para que o desconto seja feito.

Obrigada pela observação!
Um abraço.

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