Prova discursiva Câmara dos Deputados
As inscrições para concurso público da Câmara dos Deputados foram abertas no dia 05/01 e permanecerão até o dia 26/01.
Vagas
Este concurso visa o preenchimento de 70 vagas imediatas para candidatos de nível superior, mais 70 vagas para cadastro reserva.
As oportunidades são para:
- 35 vagas para analista legislativo, especialidade processo legislativo e gestão;
- 35 vagas para técnico legislativo, especialidade assistente legislativo e administrativo.
A remuneração varia de R$ 21.008,19 a R$ 30.853,99, conforme o cargo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Provas
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais, no dia 8 de março, nos turnos da manhã e da tarde.
As provas objetivas terão 90 questões de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos. A duração será de cinco horas para a prova objetiva e de três horas para a prova discursiva.
Prova Discursiva Câmara dos Deputados
As provas discursivas serão aplicadas no mesmo dia da prova objetiva (8 de março) no período da tarde e terá uma duração de 3 horas e serão aplicadas da seguinte forma:
- duas questões, sobre temas de conhecimentos específicos, a serem respondidas em até 20 linhas cada, no valor de 15,00 pontos cada;
- uma peça de natureza técnica sobre temas de conhecimentos específicos, a ser respondida em até 50 linhas, no valor de 30,00 pontos.
O Cebraspe é uma banca muito exigente e costuma cobrar na prova discursiva um domínio técnico preciso do tema, resposta direta ao comando, organização lógica das ideias, argumentação fundamentada e uso rigoroso da norma culta, penalizando erros gramaticais, fuga ao tema e desrespeito ao limite de linhas. Para se preparar, o candidato deve estudar profundamente os conteúdos do edital, treinar respostas discursivas com base em provas anteriores, aprimorar a escrita formal, praticar a estruturação clara do texto (introdução, desenvolvimento e síntese) e simular a prova com controle de tempo, focando sempre em objetividade e clareza.
Estude para a prova discursiva da Câmara dos Deputados com o Escrever é Praticar
Com o Escrever é Praticar você pode seguir duas estratégias para garantir uma nota excelente na prova discursiva do Cebraspe:
1- Começar com o curso Desvendando o Texto Discursivo. Com ele você aprenderá todos os mecanismos desse tipo textual, colocará em prática as orientações em atividades específicas e ficará preparado para escrever com consciência. Veja o conteúdo completo do curso: Desvendando o Texto Discursivo.
2- Ou você pode iniciar direto com o curso Redação na Prática, recebendo as orientações conforme o seu desempenho texto a texto. Compreendendo como construir a redação de acordo com o seu nível atual de escrita para cumprir os requisitos da banca. Veja aqui como funciona de forma detalhada: Redação na Prática.
Pronto para a discursiva?
Precisa aprender a escrever um texto discursivo do zero ou já conhece a estrutura, mas sente a necessidade de aprimorar com um curso teórico?
Conhece a estrutura e como organizar um bom texto, mas precisa aplicar seus conhecimentos e ter uma avaliação profissional sobre o seu texto?









