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Quantos textos é preciso escrever para fazer uma ótima redação?

Essa poderia ser a pergunta de um milhão de dólares, não é? Afinal fica muito mais fácil organizar suas metas de estudo quando tudo está bem claro e delimitado.

Mas esse cálculo não é tão simples, pois depende muito de como você encara a prática da redação.

Para saber se você está no caminho certo, observe as três considerações a seguir.

 

Em primeiro lugar, é preciso ter clareza acerca do seu objetivo.

Você precisa ter clareza do que está buscando: aprovação em um concurso ou vestibular, melhorar a comunicação escrita no trabalho, organizar melhor as suas ideias no papel, passar em uma seleção de mestrado/ doutorado, escrever textos acadêmicos... enfim! Se você não sabe o que quer conquistar, fica difícil traçar o caminho a percorrer.

É essencial delimitar seu foco, assim é possível compreender qual o tipo textual a ser treinado, a fim de possa conhecer suas características estruturais, quem lerá o texto, qual a linguagem permitida, quais informações devem ser apresentadas e a extensão máxima dele.

Responda, então: Por que eu preciso escrever melhor?

 

Em segundo lugar, conheça o tipo textual que precisa escrever.

Definido seu objetivo, chegou a hora de conhecer a estrutura e organização do texto a ser treinado. Você  pode fazer isso simplesmente lendo textos da mesma classificação (se é uma dissertação, pesquise modelos de redação dissertativa; se um artigo de opinião, pesquise e leia artigos de opinião). Também é importante procurar algum material teórico que explique os mecanismos de estruturação do tipo textual, assim conseguirá observar precisamente nos textos lidos as características explicadas teoricamente.

Há textos que possuem elementos obrigatórios, como a carta que exige cabeçalho, despedida e assinatura; o artigo de opinião geralmente possui título e permite uma linguagem informal; e a dissertação sempre precisa delimitar em parágrafos distintos introdução, desenvolvimento e conclusão.

Conheça a Estrutura da dissertação

Além da estrutura padrão, considere também quem será o leitor do texto para poder medir o nível de linguagem (se alguma informalidade ou termos técnicos serão permitidos), e qual a extensão do texto para saber a quantidade de informações que ficarão bem acomodadas.

Responda: Eu conheço o tipo/ gênero textual que preciso escrever?

 

Por fim, saiba qual é o seu nível de escrita.

Depois de conhecer as teorias, ter lido muitos textos, assistido a dezenas de aulas e videoaulas, é preciso medir o quanto você sabe daquele tipo textual. Para isso, a ÚNICA alternativa é escrever.

Veja, não é ler inúmeros manuais, não é pedir para alguém escrever, não é esperar conhecer um modelo ideal texto, nem mesmo responder a uma série de questões objetivas:

 

Você só saberá qual é o seu nível de escrita escrevendo!

E, claro, contando com alguém para avaliar as suas redações, apontando os pontos fortes e fracos.

Seguindo essas considerações será possível ter alguma noção de quantos textos será preciso escrever para alcançar uma excelente redação.Sendo assim, uma resposta viável para a pergunta central deste post é entre 3 e 10 redações.

A quantidade exata vai depender do seu empenho em resolver os problemas apontados: tanto na sua atenção aos comentários quanto no tempo que dedicará para leitura e escrita.

Depois é só treinar para fixar bem os mecanismos e explorar outros que podem agregar valor à redação.

Para encerrar, tenha em mente que mais vale a QUALIDADE do tempo que você dedica para a escrita do que a QUANTIDADE de textos escritos.

Por fim, responda e reflita: Eu tenho treinado de maneira eficiente a minha escrita?

 

E para te ajudar ainda mais, veja esses vídeos:

 

 

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