Estrutura da dissertação

Um dos critérios para avaliação de uma redação é a estrutura que forma o texto, afinal ela é a marca de que você produziu exatamente o tipo textual exigido: narração, descrição ou dissertação (sem falar dos gêneros textuais: carta, relato, resumo e outros).

Considerando que a maioria das bancas exige do candidato a produção de uma dissertação argumentativa, vamos compreender o que deve ser apresentado em cada uma das partes do texto dissertativo. Observe:

 

Introdução

Na introdução do texto dissertativo você apresenta o assunto, a ideia-núcleo, por meio de uma afirmação, definição, citação, contextualização ou problematização. Insira também alguns índices norteadores (perspectivas sobre o tema) como se fosse o “sumário” do texto.

 

Veja o exemplo:

“Após a segunda guerra mundial, o mundo passou por muitas mudanças, dentre elas está o consumismo que se tornou uma das principais características da sociedade atual, e afirma-se que o responsável pela disseminação disso é a mídia televisiva. Entretanto, a internet também tem sido responsável pela incitação dos jovens às compras desnecessárias.”

 

Há três afirmações que precisam ser comprovadas, para percebê-las imagine que são perguntas diretas:

1-  Por que o consumo caracteriza a sociedade atual?

2- Por que a mídia televisiva é uma das principais responsáveis pela disseminação do consumo?

3- Por que a internet tem sido responsável pela incitação dos jovens ao consumo?

 

Desenvolvimento

No desenvolvimento do texto dissertativo é o momento de fazer uma análise crítica da ideia central indicada na introdução. Para isso, você deve retomar os índices norteadores, dedicando um parágrafo para cada um  a fim de expor provas, exemplos, testemunhos históricos e justificativas concretas que defendam a ideia central. Ou seja, é preciso responder as perguntas levantadas, todas pautadas em argumentos convincentes.

Sendo assim, o desenvolvimento é o momento de expor seu conhecimento de mundo, por isso é essencial fundamentar suas ideias com argumentos consistentes, não apenas no conhecimento comum ou em generalizações, como afirmar que as pessoas consomem desenfreadamente “porque sim”, e pronto.

 

Conclusão

A conclusão do texto dissertativo é apresentada no último parágrafo do texto, no qual você resume as principais ideias e (re)afirma seu posicionamento sobre o tema.

É importante ressaltar que na conclusão não devem ser inseridas ideias novas, críticas tendenciosas, nem ponto de vista pessoal ou emotivo.

 

Se você dividir seu texto claramente nessas três partes que formam a estrutura da dissertação, com certeza obterá nota máxima neste critério!
Lembre-se de que escrever não é somente expor ideias, mas é expor ideias com consciência do caminho a ser percorrido e dos limites a serem respeitados. E para não esquecer como é feita a divisão das partes da dissertação, confira a imagem e salve-a com você:

Estrutura da dissertação

Agora, que tal colocar tudo isso em prática?




Leia também:

Estudo de caso X Discursiva – Qual a diferença?

Em uma prova, qual o melhor momento para fazer a redação?

Prova discursiva para concurso público

Estudo de caso para concurso – Conheça a estrutura


E se deseja receber uma orientação personalizada, conte com o Escrever é Praticar!


Redação e Estudo de Caso - TRF 3

 

Já pensou em aprimorar a escrita praticando?

[  Clique aqui e saiba mais  ]

Publicado em 19 de dezembro de 2017 na categoria Concursos, Redação

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Mestranda em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza (UTFPR - Londrina). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

Comentários (5)

  1. Evilazio fernandes Nunes
    10 de fevereiro de 2018 em 13:36 · Responder

    Muito bom, prático e esclarecedor, quero assinar um plano, mas tenho uma dúvida, tenho que enviar a redação só escrita a mão, ou posso digitar no portal e mandar ?

    • Escrever é Praticar
      19 de fevereiro de 2018 em 09:22 · Responder

      Olá, Evilazio.
      O ideal é enviar o texto manuscrito, pois fazemos a correção da parte estrutural também, porém, se preferir mandar o texto digitado, não haverá problema.
      Um abraço.

  2. leticia
    19 de setembro de 2018 em 10:32 · Responder

    excelente!

  3. ELISANGELA GODOY
    6 de março de 2019 em 19:18 · Responder

    Boa noite,

    estou estudando para concurso, sempre vou mau nas redações, então preciso de ajuda!

    • Escrever é Praticar
      8 de março de 2019 em 14:54 · Responder

      Olá, Elisangela.

      Já conhece nosso curso online?

      Nele iremos orientá-la a desenvolver a escrita na prática, você receberá temas de acordo com o seu objetivo e selecionados conforme sua evolução.

      Veja neste link um passo a passo de como funciona nosso trabalho: https://www.redacaoparaconcursos.com.br/redacao-online/

      Um abraço.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *