Estudo de caso X Discursiva - Qual a diferença?

Nos últimos anos, em provas de concurso público tem sido crescente a exigência de produção de textos, em especial, daqueles exigindo do candidato a explanação sobre conteúdo específico do cargo, e não mais sobre fatos da atualidade ou conhecimentos gerais.

Essa mudança é interessante, pois demonstra o interesse em admitir candidatos que não apenas decoram leis e termos técnicos, mas que refletem sobre a teoria e têm noção da aplicabilidade dela no cotidiano da função. Afinal, ao assumir o cargo ele deverá demonstrar capacidade de análise e aplicação de noções técnicas e teóricas.

É o famoso “aliar a teoria à prática”.

Nesse sentido, os textos de tipo expositivo são requisitados, podendo variar entre os gêneros estudo de caso e discursivo.

Diante disso, é essencial que o candidato leia atentamente o edital para certificar-se de qual gênero textual será cobrado em sua prova e, assim, preparar-se de forma adequada quanto às características do texto.

Primeiramente, quando o edital afirma que haverá uma “prova discursiva”, significa que, além das questões objetivas, será cobrada a elaboração um texto em prosa. Por isso, nos itens que tratam sobre a prova discursiva, você deve observar a classificação do gênero a ser cobrado na prova discursiva: Texto discursivo Estudo de caso, Texto Discursivo, Texto discursivo Redação.

 

A redação é o texto dissertativo-argumentativo. Sobre ela, confira aqui:

Estrutura da Dissertação

 

Tanto os textos de estudo de caso quanto os textos discursivos podem ser considerados dissertação expositiva. Outro ponto em comum entre eles é necessidade de demonstrar conhecimento profundo do assunto, se possível com detalhes, seguindo sempre uma ordem lógica e de forma clara.

A linguagem não pode ser muito técnica, então não abuse de terminologias específicas da área, isso dificulta a compreensão rápida do que expuser. Lembre-se de que você não está construindo um texto científico para uma banca exclusiva da área, uma dica é imaginar-se explicando sobre um assunto específico para uma pessoa que não conhece nada sobre ele.

estudo de caso é quando há uma situação fictícia e, a partir dela, você deve apresentar senso de análise pautado no conhecimento teórico e, obrigatoriamente, discorrer sobre como solucionar o caso. Sempre fazendo menção à história contada no enunciado.

O texto discursivo trata-se de uma exposição teórica de um determinado tema (ou um ponto específico dele) indicado no conteúdo específico do edital. Ou seja, você precisa convencer o leitor/corretor que você conhece (muito bem) tal assunto.

Em suma, esses tipos de texto apresentam a mesma organização da dissertação (introdução – desenvolvimento – conclusão), contudo não há obrigatoriedade de uma introdução com uma perspectiva pessoal, ela apenas apresentará de forma geral o assunto, ou o caso. E, ao concluir, é preciso ter cuidado para não apresentar uma sugestão frágil ou superficial, também não se posicione apresentando algum juízo de valor, ambos os textos são impessoais. Prefira encerrar reafirmando qual foi o assunto discutido e qual a importância dele.

 

                Confira o quadro abaixo com um resumo das características dos dois textos:

Estudo de caso Texto Discursivo
Objetivo Analisar caso hipotético e propor solução com base na teoria. Demonstrar conhecimento teórico sobre tópico teórico. Não defende ponto de vista pessoal.
Linguagem Impessoal, Formal, Objetiva e Clara
(Evitar excesso de termos específicos)
Apresentação da proposta Pequeno texto narrando um caso fictício com problema hipotético seguido de enunciado indicando o foco da análise. Enunciado que apresenta um tópico do conteúdo específico, podendo indicar itens para discorrer sobre ele.
Introdução Apresentar resumidamente o caso: envolvidos e problema. Contextualizar o assunto central, se possível, expor a base teórica principal.
Desenvolvimento Análise do problema pautando-se na teoria seguindo a ordem lógica dos fatos, ou a sequência dada na proposta. Referir-se ao caso durante a análise. Apresentação da teoria seguindo a ordem lógica, ou a sequência dos itens da proposta. Respaldar a exposição em dados específicos do conteúdo.
Conclusão Apresenta uma possível solução, ou desfecho. Pode reafirmar o assunto central, ou discorrer sobre o último item, marcando com um conectivo de encerramento.
Aulas Práticas de redação sem sair de casa. Curso de redação online.

Já conhece nosso curso de redação online? Aprimore sua escrita de forma prática e personalizada de acordo com o edital do seu concurso, veja como funciona: Curso online de redação para concurso

 

Veja também:

Estudo de caso para concurso - Conheça a estrutura

 

Autor(a): Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Mestranda em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza (UTFPR - Londrina). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

Gostou? Deixe um comentário!

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e são aplicáveis a Política de Privacidade e os Termos e condições do Google.



Anailde

4 anos atrás

Gostei e já vou solicitar o curso online a banca do concurso que irei prestar é FCC.
Irei pagar o boleto hoje.

Renata

4 anos atrás

Bom dia. Por gentileza, existe a possibilidade de fazermos um pacote para estudos de caso também? Se sim, qual o valor? Grata.

Escrever é Praticar

4 anos atrás

Olá, Renata.
Sim, trabalhamos com estudo de caso também! Os valores são os mesmos, você pode contratar qualquer plano disponível e assim que liberado o cadastro na área do aluno, você deverá informar qual concurso e cargo que irá prestar, assim iremos enviar os temas de acordo com o exigido no edital.
Um abraço.

Lariany Caren S. V. Hilario

5 anos atrás

Olá, gostaria de saber se os cursos de redação e estudos de casos são apenas online ou se há também o curso presencial? Obrigada.

Escrever é Praticar

5 anos atrás

Olá, Lariany.
Nossos cursos são online, não temos cursos presenciais no momento.
Você pode ver como funciona nosso trabalho neste link: https://redacaoparaconcursos.com.br/redacao-online/

Obrigado.

Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.