Redação e Estudo de Caso TRF 4 – Região Sul

Conforme previsto, foi publicado no dia 31/05/2019 o edital para concurso do TRF 4 com vagas para diversas áreas e cargos. A banca escolhida para a aplicação das provas, mais uma vez, é a FCC (Fundação Carlos Chagas).

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 04/08 e as inscrições ficarão abertas até o dia 26/06.

Será cobrado, além da prova objetiva, um Estudo de Caso para os cargos:

- Analista Judiciário/Área Judiciária;

- Analista Judiciário/Área Judiciária/Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal;

- Analista Judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidade Infraestrutura em Tecnologia da Informação;

- Analista Judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidade Sistemas de Tecnologia da Informação;

- Técnico Judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidade Tecnologia da Informação;

- Técnico Judiciário/Área Administrativa/Especialidade Segurança e Transporte;

E uma Redação (Prova Discursiva) para o cargo:

- Técnico Judiciário/ Área Administrativa

A prova de Estudo de Caso será composta de 02 (duas) questões práticas, para as quais o candidato deverá apresentar, por escrito, as soluções. Os temas versarão sobre conteúdo pertinente aos Conhecimentos Específicos constantes no anexo II do edital conforme indica o quadro abaixo:

Tabela Estudo de Caso TRT 4

A Prova Estudo de Caso tem caráter eliminatório e classificatório, a nota máxima será de 10 pontos por questão e o candidato será considerado habilitado caso obtenha uma média igual ou superior a 5 no conjunto das duas questões.

Lembrando que o limite máximo para desenvolver cada questão é de 20 linhas, com pena de perda de pontos caso seja ultrapassado esse limite.

Na Prova de Estudo de Caso o objetivo é apresentar uma solução para um problema hipotético, tendo como fundamentação informações do conteúdo específico. Ou seja, a partir das ferramentas teóricas, o candidato deve explicar qual é o problema e oferecer mecanismos para solucioná-lo. Esse gênero textual tem sido recorrente em provas, pois simula situações possíveis de acontecerem na rotina da função, assim, espera-se selecionar aqueles que possuem maior destreza e conhecimento para assumir a função.

Vale ressaltar que, na solução apresentada, será avaliado tanto o conteúdo, se corresponde com o esperado pela comissão julgadora da banca, assim como a organização do texto, a coesão e o aspecto linguístico e gramatical.

 

Conheça a estrutura de um Estudo de Caso

Estrutura do Estudo de Caso

 

a prova de Redação (Prova Discursiva) será aplicada somente para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa e será cobrado um texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral. O edital ainda deixa claro que o assunto não será atrelado necessariamente ao conteúdo programático de conhecimentos específicos. Sendo assim, o candidato a estas vagas deve inserir em seu cronograma de estudos tópicos de atualidade, história, sociologia e filosofia (áreas geralmente requisitadas em propostas de redação da FCC).

A Prova Discursiva - Redação terá caráter eliminatório, a nota máxima será de 10 pontos e candidatos que não atingirem o mínimo de 5 pontos serão desclassificados. O número de linhas para a prova discursiva será de no mínimo 20 e máximo de 30 linhas.

Os critérios de correção da prova de redação serão conforme o padrão já conhecido da FCC: Conteúdo (5pts), Estrutura (4 pts) e Expressão (1 pto).

 

Conheça a estrutura do texto dissertativo

Estrutura da dissertação

 

 O Escrever é Praticar já possui plano de estudo preparado para todos os cargos em seu curso de redação online, incluindo aqueles que exigem a prova de estudo de caso, com envio de temas comentados de acordo com a necessidade de cada aluno e apontando notas nas correções de acordo com cada critério de correção da banca.

Redação e Estudo de Caso TRF 4

Autor(a): Equipe Escrever é Praticar

Gostou? Deixe um comentário!

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e são aplicáveis a Política de Privacidade e os Termos e condições do Google.



Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.