Conhecendo as partes de uma redação nota 10

Você já deve ter se perguntado: “qual é o segredo para escrever uma redação nota 10?

Bom, não há uma receita pronta, um método único e infalível. E isso é muito bom, porque sempre será possível se deparar com belas e criativas redações.

Para lhe dar uma força, comentarei a redação nota 10 que já mostrei por aqui – de uma aluna do Escrever é Praticar que foi aprovada-, assim você conseguirá observar os pequenos detalhes que fizeram toda a diferença e agradaram aos corretores. A proposta foi dada na prova do TRT 9ª região/ 2013 ao cargo de Analista Judiciário. É a seguinte:

“A fronteira é, simultaneamente, o lugar onde países se encontram e se separam. Essa definição ambígua deve-se às semelhanças, diferenças e assimetrias muitas vezes verificadas entre os países e, em específico, as cidades fronteiriças.”

(Adaptado de Vicente Giaccaglini Ferraro. Disponível em: Júnior http://www.academia.edu)

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

Fronteiras territoriais e suas implicações nas relações entre países vizinhos    

Texto nota 10 - parte 1

O texto já começou apresentando uma oposição (fronteiras que podem aproximar ou afastar), conforme sugere o texto motivador, ou seja, é uma paráfrase dele. Em seguida explica rapidamente, afinal, é no desenvolvimento que devem aparecer os argumentos que justificam essa oposição, esse problema.

 Texto nota 10 - parte 2

Olha que lindo, a primeira palavra do parágrafo já retoma uma das ideias da oposição: “a aproximação”, ela inicia o período explicativo, o tópico frasal. Observe também que nesse tópico frasal há o argumento concreto, o qual é pormenorizado ao longo do parágrafo.

Sobre a estruturação, vale destacar a presença de períodos curtos e em ordem direta. Isso facilitou a organização e clareza das ideias.

Texto nota 10 - parte 3

            O conectivo além disso marca a relação entre a ideia exposta anteriormente com a que será apresentada. Nessa construção percebe-se uma afirmação inicial seguida por um exemplo concreto que a justifica. Veja também o senso crítico presente na observação de que esses países não fazem fronteiras territoriais, mas estabelecem uma relação apoiada em aspectos comuns. Esse é um tipo de argumento que foge do senso comum e mostra que está “ligado” nos acontecimentos.

Texto nota 10 - parte 4

Mais uma vez a presença de um conectivo introduzindo o parágrafo, dessa vez apresentando o argumento que as “fronteiras afastam”, conforme consta na introdução. A conjunção adversativa confirma esse sentido.

Porém, veja que o verbo empregado para iniciar a explicação é o mesmo usado no outro parágrafo. Bom, acho que o corretor foi benevolente e não considerou como uma falha para a argumentação. Mas eu reafirmo aqui o que sempre falo: evite as repetições! Não conte com a bondade do corretor, rs. Não pense que sou má, apenas prevenida!

Quanto ao argumento, novamente aparece introduzido com uma afirmação seguido de exemplo concreto, nesse caso sobre os conflitos religiosos entre judeus e palestinos. Destaque para a nomeação das religiões em conflito, ou seja, não citou porque ouviu sobre isso em algum lugar, o candidato mostra que sabe o está falando.

Texto nota 10 - parte 5

Olha que linda conclusão. Retoma e resume tudo que foi exposto no desenvolvimento ao empregar termos-chave como “relacionamento harmonioso, afinidades, metas e costumes semelhantes, diferenças étnicas e religiosas, adversidades”, tudo isso em períodos curtos e diretos. Aqui não há apresentação de ideias novas ou argumentos concretos.

Sei que você está olhando para a rasura, certo? Ela é permitida, desde que não em excesso. Neste caso o candidato percebeu uma repetição e corrigiu-a. Ou seja, é melhor mostrar que você percebeu o erro antes o corretor, não é? Ah, para corrigir, basta apenas um traço, sem colocar parênteses ou expressões como, “digo”.

Depois disso tudo, confira a nota da redação e a ausência de comentários dos corretores:

 Texto nota 10 - parte 6

Espero que esse “passeio” pela construção do texto considerado excelente pela FCC dê mais segurança a você e te inspire a produzir novas redações nota 10!

 

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Ah, se ficou alguma dúvida ou tem algum comentário, não guarde para si, entre em contato!

 Um abraço,

Prof.ª Mariana.

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Publicado em 22 de janeiro de 2014 na categoria Concursos, FCC, Redação, TRT

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Autor:

Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Mestranda em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza (UTFPR - Londrina). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

Comentários (14)

  1. Lucas
    29 de julho de 2014 em 21:26 · Responder

    No 3o paragrafo: “Contudo, percebe-se que as diferencas entre os vizinhos PODE causar conflitos (…)”

    Pq o “PODE” esta no singular? Ta concordando com o que?

    • Prof. Mariana
      1 de agosto de 2014 em 14:53 · Responder

      Olá, Lucas!
      Realmente há uma falha de concordância nesta oração, o verbo deveria estar no plural para concordar com o sujeito “as diferenças”: “Contudo, percebe-se que as diferenças entre os vizinhos PODEM causar conflitos (…)”

      Mas veja que o corretor da FCC também não descontou ponto disso, porque é preciso ter de 2 a 3 erros para que o desconto seja feito.

      Obrigada pela observação!
      Um abraço.

  2. Augusto Andrade
    11 de fevereiro de 2015 em 22:11 · Responder

    Puxa vida… essa aluna é de lascar o cano… escreve com objetividade e clareza… Vou seguir o exemplo dela e deixar de ser prolixo… rs

  3. Joana
    24 de julho de 2015 em 17:10 · Responder

    Professora, tenho uma dúvida.
    A redação não deveria ter um título?
    No caso, se o título, “Fronteiras territoriais e suas implicações nas relações entre países vizinhos”, for esse, devo reescrevê-lo antes de começar minha redação?
    Obrigada

    • Prof. Mariana
      19 de dezembro de 2017 em 10:12 · Responder

      Olá, Joana!

      Deve-se inserir um título somente se a proposta exigir, caso contrário, sugiro que inicie o texto logo na linha 01. E, o que a proposta apresenta é o tema, o assunto sobre o qual você deve discutir, enquanto o título – o qual deve ser criado por você – indica qual será a ideia central que você irá discutir sobre o assunto proposto.

      Um abraço!

  4. Charlise
    3 de setembro de 2015 em 11:28 · Responder

    Bom dia! Está faltando uma parte da redação (linhas 13 a 18). Está repetido o parágrafo das linhas 19 a 23.

    • Escrever é Praticar
      3 de setembro de 2015 em 15:48 · Responder

      Olá, Charlise.
      Obrigado por avisar, já corrigimos o problema!

  5. Artur
    9 de dezembro de 2017 em 10:03 · Responder

    Professora, aquela questão de apresentar uma “solução”, intervenção na conclusão é obrigatória? Percebi no texto que não foi apresentado.

    • Prof. Mariana
      19 de dezembro de 2017 em 10:00 · Responder

      Olá, Arthur!

      A proposta de intervenção é obrigatória apenas na redação do Enem, pois faz parte de uma das competências exigidas na correção. A grande maioria das bancas avaliadoras de concursos não exige isso. Por isso é importante conhecer bem quais serão os critérios de correção, os quais devem estar descritos no edital.
      Um abraço!

  6. Gildete
    28 de fevereiro de 2018 em 08:45 · Responder

    Maravilhoso!
    Gostaria de ver outros modelos de redação nota 10.

  7. Hideraldo
    16 de março de 2018 em 19:05 · Responder

    Ainda vou chegar a esse nível!

  8. arilson anastacio gomes
    25 de maio de 2018 em 18:34 · Responder

    é sempre bom ver uma redação nota 10 para acreditarmos que é possível.gostaria ver uma redação nota 10 da banca AOCP

  9. Juliana
    30 de setembro de 2018 em 14:33 · Responder

    Professora,

    A redação está mesmo ótima! No entanto, sinto falta de algumas vírgulas obrigatórias. Estou correta? Obrigada!

    • Prof. Mariana
      3 de outubro de 2018 em 15:28 · Responder

      Oi, Juliana!

      O texto poderia receber alguns ajustes sim, inclusive nas vírgulas. Mas veja que esses detalhes não prejudicaram a organização e compreensão da redação, por isso o avaliador não penalizou o candidato, pois retiraria décimos da nota, ou seja, seria irrelevante para a pontuação final. Vale destacar que o corretor usa do bom senso sobre o rigor extremo em cada detalhe, e que a avaliação do critério gramatical não é feito de forma estanque, mas sim, considerando o texto como um todo.
      Um abraço!

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