Em uma prova, qual o melhor momento para fazer a redação?

Não adianta, com medo ou sem medo, você terá que fazer a redação! Como fugir não é uma opção, é preciso ter um planejamento prévio para saber como agir.

Como a duração da prova é bem limitada, é preciso otimizá-la, então resolva primeiro as questões mais fáceis e confortáveis para você, isso ajuda na confiança, vai diminuindo a tensão do momento e não desperdiça seu tempo.

Mas, antes de fazer as questões objetivas, dê uma olhada no tema da redação, anote alguma ideia que surgir, sublinhe trechos importantes, destaque as palavras-chave.

Depois, durante a prova, se tiver alguma nova ideia ou as questões lhe inspirarem, anote também, assim, quando parar para escrever o texto já terá um raciocínio iniciado.

Ao finalizar as objetivas, você pode focar 100% na redação, pois já cumpriu uma etapa da prova e está com a mente livre para o texto. Agora é só rever as suas anotações, se precisar, releia o tema, e, por fim, delimite o que irá apresentar em cada etapa da redação, estruturar isso em tópicos agiliza o processo.

Esse é o momento de fazer o rascunho com bastante atenção, observando se há bons argumentos, coerência, coesão e respeito às regras gramaticais.

Se você treinou bastante, estará familiarizado com a estrutura do texto que precisa escrever, seja uma dissertação, uma discursiva, um estudo de caso, ou algum outro gênero. Assim como saberá quais são os critérios da banca que precisam da sua atenção para conquistar os principais pontos.

 

Faça a sua prova seguindo esse roteiro, com certeza você chegará mais confiante e estará um passo à frente para conquistar a sua vaga.




Um abraço,

Prof. Mariana Santana Marins

Já pensou em aprimorar a escrita praticando?

[  Clique aqui e saiba mais  ]

Publicado em 19 de julho de 2018 na categoria Concursos, Enem, Outros, Redação

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Mestranda em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza (UTFPR - Londrina). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *