Precisa aprimorar a redação?
Tenha uma orientação personalizada com o Escrever é Praticar - Saiba mais...
O Escrever é Praticar preparou um E-book para você arrasar na redação :)
BAIXAR AGORA

Conhecendo as partes de uma redação nota 10

Você já deve ter se perguntado: "qual é o segredo para escrever uma redação nota 10?

Bom, não há uma receita pronta, um método único e infalível. E isso é muito bom, porque sempre será possível se deparar com belas e criativas redações.

Para lhe dar uma força, comentarei a redação nota 10 que já mostrei por aqui - de uma aluna do Escrever é Praticar que foi aprovada-, assim você conseguirá observar os pequenos detalhes que fizeram toda a diferença e agradaram aos corretores. A proposta foi dada na prova do TRT 9ª região/ 2013 ao cargo de Analista Judiciário. É a seguinte:

"A fronteira é, simultaneamente, o lugar onde países se encontram e se separam. Essa definição ambígua deve-se às semelhanças, diferenças e assimetrias muitas vezes verificadas entre os países e, em específico, as cidades fronteiriças."

(Adaptado de Vicente Giaccaglini Ferraro. Disponível em: Júnior http://www.academia.edu)

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

Fronteiras territoriais e suas implicações nas relações entre países vizinhos    

O texto já começou apresentando uma oposição (fronteiras que podem aproximar ou afastar), conforme sugere o texto motivador, ou seja, é uma paráfrase dele. Em seguida explica rapidamente, afinal, é no desenvolvimento que devem aparecer os argumentos que justificam essa oposição, esse problema.

 

Olha que lindo, a primeira palavra do parágrafo já retoma uma das ideias da oposição: “a aproximação”, ela inicia o período explicativo, o tópico frasal. Observe também que nesse tópico frasal há o argumento concreto, o qual é pormenorizado ao longo do parágrafo.

Sobre a estruturação, vale destacar a presença de períodos curtos e em ordem direta. Isso facilitou a organização e clareza das ideias.

            O conectivo além disso marca a relação entre a ideia exposta anteriormente com a que será apresentada. Nessa construção percebe-se uma afirmação inicial seguida por um exemplo concreto que a justifica. Veja também o senso crítico presente na observação de que esses países não fazem fronteiras territoriais, mas estabelecem uma relação apoiada em aspectos comuns. Esse é um tipo de argumento que foge do senso comum e mostra que está “ligado” nos acontecimentos.

Mais uma vez a presença de um conectivo introduzindo o parágrafo, dessa vez apresentando o argumento que as “fronteiras afastam”, conforme consta na introdução. A conjunção adversativa confirma esse sentido.

Porém, veja que o verbo empregado para iniciar a explicação é o mesmo usado no outro parágrafo. Bom, acho que o corretor foi benevolente e não considerou como uma falha para a argumentação. Mas eu reafirmo aqui o que sempre falo: evite as repetições! Não conte com a bondade do corretor, rs. Não pense que sou má, apenas prevenida!

Quanto ao argumento, novamente aparece introduzido com uma afirmação seguido de exemplo concreto, nesse caso sobre os conflitos religiosos entre judeus e palestinos. Destaque para a nomeação das religiões em conflito, ou seja, não citou porque ouviu sobre isso em algum lugar, o candidato mostra que sabe o está falando.

Olha que linda conclusão. Retoma e resume tudo que foi exposto no desenvolvimento ao empregar termos-chave como “relacionamento harmonioso, afinidades, metas e costumes semelhantes, diferenças étnicas e religiosas, adversidades”, tudo isso em períodos curtos e diretos. Aqui não há apresentação de ideias novas ou argumentos concretos.

Sei que você está olhando para a rasura, certo? Ela é permitida, desde que não em excesso. Neste caso o candidato percebeu uma repetição e corrigiu-a. Ou seja, é melhor mostrar que você percebeu o erro antes o corretor, não é? Ah, para corrigir, basta apenas um traço, sem colocar parênteses ou expressões como, “digo”.

Depois disso tudo, confira a nota da redação e a ausência de comentários dos corretores:

 

Espero que esse “passeio” pela construção do texto considerado excelente pela FCC dê mais segurança a você e te inspire a produzir novas redações nota 10!

 

Quer saber como esta aluna alcançou este resultado?

Clique aqui e Conheça nosso método!

 

Ah, se ficou alguma dúvida ou tem algum comentário, não guarde para si, entre em contato!

 

Veja também:

Redação FCC - Fundação Carlos Chagas: Principais características

Artigos relacionados