Quando se trata de temas de redação, algumas vezes os assuntos mais comentados na mídia tornam-se o tema propriamente dito, como aconteceu no último TRT 2ª em que tanto para o cargo de técnico quanto para analista foi cobrado sobre as manifestações ocorridas em 2013.
Contudo, isso não é uma regra. É muito comum os temas serem abstratos ou tratarem de assuntos surpreendentes a exemplo do que aconteceu no TRT 12ª, sobre literatura. Naquele momento não havia nada específico sendo repercutido na mídia a respeito disso, portanto cabia ao candidato buscar argumentos relacionado ao assunto em sua base de dados mental.
Então você se pergunta: eu devo ou não ficar sabendo do que acontece na sociedade?
E eu respondo: Mas é claro que sim!
Afinal, tudo aquilo que você vê e ouve é um argumento em potencial! Essas informações que compõe o seu conhecimento de mundo são cruciais na argumentação, são elas que confirmarão o seu senso crítico e darão credibilidade as suas ideias. Sendo assim, todo conhecimento é bem vindo, independente de como ficou sabendo (apenas tenha certeza de que não é uma informação duvidosa, ok!).
É pensando nisso que vamos divulgar aqui alguns assuntos que podem virar tema ou que são argumentos potenciais, além de sugerir momentos em que podem ser empregados. Porém, cabe a você ler e compreender as informações, até mesmo buscando outras fontes, outros olhares.