Discursiva TJRJ - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
O edital para o concurso do TJRJ foi finalmente publicado e a banca organizadora será a FGV (Fundação Getulio Vargas).
Este concurso visa o preenchimento de cadastro reserva para cargos dos níveis superior e médio, com salários variando entre R$ 5.685,54 a R$ 12.924,41.
Dos cargos para o concurso TJRJ
Para o nível médio o concurso visa preencher cadastro reserva para o cargo de Técnico Judiciário. Para cargos de nível superior serão divididos entre Analista Judiciário com e sem especialidade, sendo na áreas de: Contador; Execução de Mandados; Psicólogo; Assistente Social; Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso; Médico; Médico Psiquiatra; Analista de Negócios (TI); Analista de Infraestrutura de TIC (TI); Analista de Sistemas (TI); Analista de Projetos (TI); Analista de Gestão de TIC (TI); Analista de Segurança da Informação (TI); Analista de Inteligência Artificial (TI); Cientista de Dados (TI); Arquiteto de Dados (TI); Engenheiro de Dados (TI) e Analista de Dados Sênior (TI).
Período de inscrições para o TJRJ
As inscrições deverão ser realizadas no site da banca organizadora FGV na período de 29/10/25 e 27/11/25 e as provas (objetiva e discursiva) estão previstas para serem aplicadas no dia 01/02/2026.
Provas
Para o concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro serão aplicadas provas objetivas e prova discursiva (prova discursiva somente para os cargos de analista). Portanto, além do conteúdo específico para responder as questões objetivas, o candidato não pode deixar estudar para a discursiva. Veja abaixo como será a prova discursiva e o que a banca espera do candidato.
Prova Discursiva TJRJ
A prova discursiva será de caráter eliminatório e classificatório com aplicação no mesmo dia da prova objetiva. O valor da prova discursiva será de 20 pontos, mas o candidato que não obtiver uma nota igual ou superior a 8 pontos será eliminado do certame. Assim, ter atenção total às exigências da proposta, desenvolver uma discussão coesa, coerente e fundamentada, além de demonstrar domínio sobre o assunto e da língua portuguesa evitarão descontos de pontos imprescindíveis.
Quanto ao conteúdo a ser estudado para a prova discursiva o edital informa:
“11.7.16 As provas discursivas poderão abordar todos os tópicos discriminados no Anexo I deste Edital, sendo que, em relação ao conteúdo específico, se restringirá à respectiva Área em que o candidato se inscrever.”
Ou seja, o conteúdo a ser abordado no tema da prova discursiva poderá sem referente tanto aos conhecimentos gerais quanto aos conhecimentos específicos do cargo escolhido.
Porque o curso de discursiva do Escrever é Praticar é a melhor opção?
Com o Escrever é Praticar você pode seguir duas estratégias para garantir uma nota excelente na prova discursiva do TJRJ:
1- Começar com o curso Desvendando o Texto Discursivo. Com ele você aprenderá todos os mecanismos desse tipo textual, colocará em prática as orientações em atividades específicas e ficará preparado para escrever com consciência. Veja o conteúdo completo do curso: Desvendando o Texto Discursivo.
2- Ou você pode iniciar direto com o curso Redação na Prática, recebendo as orientações conforme o seu desempenho texto a texto. Compreendendo como construir a redação de acordo com o seu nível atual de escrita para cumprir os requisitos da banca. Veja aqui como funciona de forma detalhada: Redação na Prática.
Pronto para a discursiva?
Precisa aprender a escrever um texto discursivo do zero ou já conhece a estrutura, mas sente a necessidade de aprimorar com um curso teórico?
Conhece a estrutura e como organizar um bom texto, mas precisa aplicar seus conhecimentos e ter uma avaliação profissional sobre o seu texto?










