Prova discursiva Concurso Nacional Unificado - CNU 2024

Atualizado em: 19/02/2024

O Concurso Nacional Unificado está com seus editais lançados. Agora é necessário focar nas exigências de conteúdo para as provas objetivas e discursivas, contudo, se preparar para a prova discursiva não pode ficar de fora do seu cronograma de estudos. Nesta postagem explicarei para você todos os detalhes sobre as redações do CNU, assim sua preparação será eficiente.

 

Por ser uma novidade, o chamado “Enem dos concursos”, apresenta um edital inovador em muitos sentidos, desde a distribuição das áreas dos cargos em “Blocos”, até a divisão do conteúdo em “eixos”. A respeito da prova discursiva não há novidades quanto ao tipo textual, porém o edital, especialmente os eixos 1 a 7, deixa algumas orientações subentendidas. Por isso, nesta postagem vou esclarecer como você deve se preparar com segurança para a redação do CNU independente do bloco em que se inscrever.

 

Para todos os eixos, a prova discursiva será de caráter eliminatório e classificatório, ou seja, a nota da redação será fundamental para garantir as primeiras vagas. Ela valerá 100 pontos, o que é equivalente a 20% total da pontuação das provas, por isso cuidar de cada detalhe é essencial.

Compreenda na sequência como será a redação para o bloco 8, depois para os blocos 1 ao 7 do CNU.

 

Prova discursiva Bloco 8 – Nível Intermediário

O edital afirma que será cobrada a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, portanto será necessário posicionar-se a respeito do tema proposto e defender esse posicionamento com argumentos consistentes. Ele segue a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, estabelecendo o encadeamento das ideias de forma lógica e com o emprego de elementos coesivos entre parágrafos e períodos. Também deve respeitar o domínio das regras formais da Língua Portuguesa.

A extensão padrão de textos dissertativos é de 20 a 30 linhas.

 

Critérios de avaliação - Bloco 8

A banca seguirá os critérios já aplicados em outras provas, então compreenda-os bem para cumpri-los com eficiência.

Critérios de correção  CNU - discursiva Bloco 8 a) adequação ao tema proposto; b) adequação ao tipo de texto solicitado; c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto); d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

Além de saber como será avaliada, conheça também os fatores que podem anular seu texto:

Será atribuída nota ZERO à Redação do(a) candidato(a) que: a) fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo; b) fugir ao tema proposto; c) apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso); d) for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do(a) candidato(a); e) for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer texto ou fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado.

 

Em suma, a prova discursiva para o Bloco 8 do Concurso Nacional Unificado não apresenta novidades, ela seguirá a estrutura típica cobrada em concursos anteriores organizados pela Cesgranrio.

 

 - Confira este vídeo em que explico detalhadamente a respeito das características da banca Cesgranrio -

 

Conteúdo - Bloco 8

Em entrevista no dia 19/01, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e coordenadora da Comissão de Governança do CPNU, Regina Camargos adiantou alguns possíveis assuntos que poderão tornar-se tema da redação, todos envolvendo atualidades:

“São provas de redação que vão trazer ao candidato temas da realidade brasileira contemporânea, seja na Economia, na Política, Meio Ambiente, Povos Indígenas, questões relacionadas à desigualdade. Então, se mantenha bem informado, leia os noticiários e não leiam fake news”.

(Veja mais em: Folha Dirigida https://folha.qconcursos.com/n/concurso-unificado-2024-possiveis-temas-redacao)

Portanto, se você está se preparando para a prova de nível médio do Concurso Nacional Unificado, separe um caderno ou bloco de anotações para registrar informações que podem ser usadas como argumentos a respeito desses assuntos sugeridos.

Dica: faça um levantamento de informações de até 6 meses atrás, pois, nesse momento, o tema da redação já está elaborado, então não será cobrado nenhum fato novo que acontecer entre a data do edital e a da prova.

 

 - Confira este vídeo de como se preparar para a argumentação -

 

Prova discursiva Blocos 1 ao 7 – Nível Superior

O edital do CNU apresenta algumas informações conflitantes a respeito dessa prova discursiva, e, como se trata de uma situação nova no universo dos concursos, indicarei os melhores caminhos para você a partir da nossa experiência de mais de 10 anos com concursos públicos.

 

Tipo textual – Blocos 1 ao 7

Será um texto de caráter expositivo, no qual é preciso apresentar domínio do conteúdo e análise interpretativa dele. Isto é, não basta mencionar os argumentos, também é preciso explicá-los. A estrutura padrão é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Não acredito que será um estudo de caso, cuja proposta seja uma situação-problema típica do cargo/área, pois é inviável para a banca realizar isso devido às possibilidades de inscrição em mais de um cargo dentro do mesmo bloco.

Essa observação é importante porque nos critérios de correção a banca menciona “conhecimentos práticos”, porém isso se refere às possibilidades argumentativas esperadas, pois funcionam como argumentos não somente teorias, mas situações reais ou hipotéticas como exemplificação.

A banca Cesgranrio não tem um amplo histórico de temas discursivos, então não há muitos parâmetros quanto à sua forma de apresentação. A estrutura tradicional de proposta de um texto expositivo é com a presença de um pequeno texto motivador, seguido de enunciado com orientações gerais do texto e assunto, e finalizando com a indicação de 2 ou 3 tópicos obrigatórios de abordagem. Esses tópicos podem ser tratados em quaisquer partes da dissertação, não necessariamente no desenvolvimento.

A extensão padrão de textos discursivos é de 20 a 30 linhas. Sem título.

 

Conteúdo – Blocos 1 ao 7

O edital afirma o seguinte: “Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, exclusiva para cada Bloco, contendo uma questão dissertativa que abordará conteúdo constante do Anexo IV deste Edital.”

Isso significa que o assunto a ser cobrado na redação será retirado de algum item de conteúdo do Bloco escolhido pelo candidato. Por um lado isso é bom porque você não precisará estudar a respeito de atualidades, por outro, corre-se o risco de ser cobrado algo que você não tem familiaridade.

Então, o que fazer?

O que oriento você a fazer é o seguinte:

ESTUDE A ESTRUTURA DO TEXTO DISCURSIVO, a função da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.

COMPREENDA COMO ABORDAR TODAS AS EXIGÊNCIAS DA PROPOSTA de forma flexível entre essas partes do texto.

APRENDA A FAZER A PROGRESSÃO COESA E COERENTE entre parágrafos e conteúdo.

CORRIJA AS FALHAS GRAMATICAIS que ainda são recorrentes.

Se você dominar os mecanismos do texto, ajustar o conteúdo da proposta conforme a estrutura dissertativa não será um problema. Afinal, de nada adianta saber todas as leis e referências, se não conseguir apresentá-las de forma organizada e clara ao corretor.

Lembre-se: o conteúdo específico do Bloco você já precisará estudar para a prova objetiva, então não se preocupe em adivinhar temas. Foque naquilo que pode dominar e praticar agora!

 

Critérios de correção – Blocos 1 ao 7

Para a prova discursiva do CNU dos cargos de nível superior, os critérios de correção serão diferentes. Eles estão divididos em dois critérios apenas, cada um valendo 50% da nota total. Portanto, todo cuidado é fundamental. Confira o que será avaliado em cada critério:

Critérios de correção  CNU - Discursiva Bloco 1 ao 7 a) Conhecimentos Específicos: a capacidade de lidar com os conceitos, as técnicas e as atividades próprias das Áreas de Conhecimento abrangidas pelo Bloco 6, aferindo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos, a conexão e a pertinência ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados; b) Uso do idioma: a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticais adequados à norma-padrão e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão). Caso a questão receba nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos, não será avaliada quanto ao uso do idioma.

No item b) será avaliado tanto o fator gramatical, quanto os fatores de construção da dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão; coesão e coerência. Então não basta somente apresentar seu conhecimento teórico, você precisa praticar e dominar a organização textual.

 

E a respeito do domínio gramatical, ajuste toda a qualquer dificuldade que tiver, pois, como não haverá prova objetiva de Língua Portuguesa, acredito que a banca será extremamente exigente nesse quesito e descontará muitos pontos.

 

Ficou com alguma dúvida? Estamos à disposição esclarecê-la.

Não perca mais tempo, inicie agora mesmo sua preparação para a prova discursiva do CNU com quem tem mais de 10 anos de experiência: link para planos

 

Autor(a): Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN - UTFPR, Londrina), formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Língua Portuguesa (UEL). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

Gostou? Deixe um comentário!



Bárbara

1 semana atrás

olá! tenho interesse! Obrigada

Escrever é Praticar

1 semana atrás

Oi, Bárbara.
Você pode contratar qualquer plano disponível neste link: https://escreverepraticar.com.br/contratar/
Veja também um passo a passo de como funciona no nosso trabalho aqui: https://escreverepraticar.com.br/redacao-online/

Antenor Euzébio Ferreira da Cunha

2 semanas atrás

Quero fazer discursiva CNU bloco 7, cargo contador AGU.

Escrever é Praticar

2 semanas atrás

Oi, Antenor.
Você pode contratar qualquer plano disponível neste link: https://escreverepraticar.com.br/contratar/

Rosália Oliveira

2 semanas atrás

Boa tarde!

Gostei muito da explanação, verifiquei os planos e pelo que entendi a duração dos cursos é em média de 30 dias, correto?

Escrever é Praticar

2 semanas atrás

Oi, Rosália.
Temos 4 planos diferentes, cada plano tem um número de redações e um prazo distinto. Você pode ver um passo a passo de como funciona clicando aqui.

Daniela Oliveira

2 semanas atrás

Boa tarde, Mariana! Há curso específico para a discursiva do CNU ou é feito através dos planos ? Desde já agradeço.

Escrever é Praticar

2 semanas atrás

Oi, Daniela.
Sim, basta selecionar o plano que melhor atender a sua necessidade e efetuar a contratação, seu plano será específico para o CNU. Para ver os planos disponíveis, clique aqui.

Rosicleia da Cunha

3 semanas atrás

Adorei a explanação

André de Paula Dantas

3 semanas atrás

Boa Noite Mariana, , gostaria de saber maiores detalhes do curso de discursiva para o CNU. Aguardo o seu retorno.

Prof. Mariana Santana Marins

3 semanas atrás

Nosso método visa ao aperfeiçoamento na prática. Enviaremos temas (com orientações sobre eles e tipo textual), de acordo com o edital. Depois de escrever a discursiva, você deverá enviar uma foto dela para que possamos fazer toda correção e orientação detalhada e, assim, saiba como melhorar já no próximo texto. Ou seja, você receberá uma análise completa da sua redação com toda orientação necessária para evoluir na escrita texto a texto.
Você também terá acesso a área do aluno, lá temos videoaulas, material de apoio e um canal para tirar suas dúvidas comigo.
Se tiver mais alguma dúvida, nos envie um e-mail por este link: Tem Dúvidas?

Um abraço.

Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.