Como se preparar para fazer um bom texto

O ato de escrever começa muito antes da caneta tocar o papel. Para que você consiga produzir um bom texto, é necessário que o ambiente também contribua, para isso, veja algumas dicas:
1) Escolha um ambiente de estudo agradável.
Não adianta querer escrever em qualquer lugar, pois o barulho, o clima, e até os cheiros podem te distrair. Imagine escrever na mesa da cozinha, perto do meio dia, enquanto alguém prepara o almoço! Impossível controlar a fome e ignorar o barulho das panelas.
Portanto, encontre um cantinho reservado, pode ser até mesmo fora da sua casa, como uma biblioteca pública.
antes de escrever uma redação
2) Separe antecipadamente o que irá utilizar.
Parece bobagem, mas somente a ação de levantar para buscar uma borracha pode apagar todas as suas ideias. Então, para não interromper a sua linha de raciocínio e a compreensão do tema, selecione previamente todas as ferramentas necessárias para escrever: lápis, borracha, caneta, rascunho, folha definitiva e, claro, a proposta da redação.
3) Livre-se das distrações.
Naturalmente existem equipamentos que nos distraem, em especial o celular: ele apita para tudo! Seja importante ou não. Ele deve ser o primeiro a ser deixado de lado quando sentar para escrever. Avise também quem estiver ao seu redor que não quer ser interrompido, isso vai garantir que você ficará sozinho com a folha em branco e livre para preenchê-la.
4) Atente-se ao tempo.
Lembre-se de que durante uma prova você não terá o dia inteiro para escrever, afinal há uma série de questões que precisam ser respondidas também. Por isso é muito importante ter o tempo como um aliado para você ter a real noção de quantos minutos são gastos com a leitura e compreensão do tema, produção do rascunho e passar a limpo o texto. Assim você não entra em desespero e aproveita bem o período de prova.
5) Confie em você.
Essa é a principal ferramenta para fazer um bom texto. A confiança lhe deixará seguro, evitará que perca tempo com pensamentos negativos ou distrações tolas. E a segurança vai deixar espaço para uma leitura fluida para compreensão do tema, trará à consciência como deve ser estruturado o texto e deixará o pensamento tranquilo para levantar os argumentos necessários.
Para complementar isso tudo, insira na sua rotina um momento para atualizar-se e outro para treinar a redação.
E para receber uma orientação especializada e que seja focada nas suas dificuldades, contrate o Escrever é Praticar.
Assista também ao nosso vídeo que falamos um pouco sobre os segredos de uma boa redação:

Autor(a): Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Mestranda em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza (UTFPR - Londrina). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

Gostou? Deixe um comentário!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.



Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.