Discursiva Redação para o concurso do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).
A Fundação Vunesp publicou no dia 01/08 edital para o concurso do TJSP, nível médio. Este concurso visa a formação de cadastro reserva para o cargo de escrevente com salário inicial de R$6.370,14.
Das Inscrições
O período de inscrições para este concurso será de 13/08 a 22/09 e deverá ser realizada pelo site da banca organizadora, Vunesp.
Provas Discursiva e Objetiva previstas para dezembro
As provas para o concurso de 2025 do TJSP estão previstas para serem aplicadas no dia 07/12/2025 e serão aplicadas no mesmo dia tanto a prova de redação quanto a objetiva.
A prova objetiva terá um total de 70 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada e divididas nas matérias de Língua Portuguesa, Conhecimentos em Direito (penal, processual penal, processual civil, constitucional, administrativo e legislação interna) e Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).
Já a Redação deverá ser elaborada a partir de um tema proposto e espera-se que o(a) candidato(a) produza um texto dissertativo-argumentativo (em prosa), coerente, coeso (bem articulado) e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura e compreensão de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio(a) candidato(a).
O edital não informa número mínimo e máximo de linhas a serem escritas, porém é informado que textos escritos com 20 linhas ou menos não poderão alcançar a nota máxima e textos com 15 linhas ou menos perderão 1 ponto no critério "c" e "d".
Como será avaliada a Redação?
A prova discursiva redação será avaliada em uma pontuação máxima de 40 pontos e o candidato que não obtiver no mínimo 20 pontos (16 pontos para pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou com deficiência inscritas para as vagas reservadas) será eliminado do concurso. A correção da prova discursiva será efetuada seguindo os critérios a seguir:
- Tema.
- Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência).
- Língua (modalidade e registro).
- Coesão.
E aí? Está estudando para este concurso?
O Escrever é Praticar está com vagas abertas com treinamento específico para este concurso. Além dos temas para produção, você terá acesso a videoaulas e materiais de apoio em PDF, tudo isso em uma área exclusiva com um canal de mensagens para tirar suas dúvidas diretamente com a professora.
Clique aqui para ver nossos planos disponíveis, todos direcionados para o concurso do TJSP.
Veja também: