O estudo de caso é um gênero textual normalmente aplicado para cargos de nível superior com ênfase a alguma atuação específica. O objetivo com esse tipo textual vai além da avaliação do conhecimento linguístico e crítico do candidato, espera-se que ele tenha domínio de conteúdo suficiente para resolver situações comuns da área em que for atuar.
Sendo assim, o estudo de caso sempre vai apresentar um problema em forma de uma situação fictícia, uma situação que precisa ser analisada pelo candidato a fim de que este apresente, a partir de seu conhecimento teórico, mecanismos e estratégias para a resolução.
Portanto, o foco principal do estudo de caso é apresentar uma proposta de solução para um caso com traços de realidade.
Mas para que a resposta apresentada seja válida, é necessário demonstrar conhecimento técnico e teórico suficiente. Ou seja, não basta explicar como fazer, é obrigatório indicar quais as ferramentas legais e/ ou científicas devem ser seguidas e empregadas. Cabe destacar que isso não deve ser um problema para o candidato, afinal o conteúdo a ser apresentado no texto é o mesmo estudado para a prova objetiva.
O estudo de caso, então, é o clássico: aliar a teoria à prática.
Estrutura
Para que todas essas informações sejam apresentadas de forma organizada e coerente, você pode seguir a seguinte estruturação:
Para introduzir o texto, Inicie com a apresentação da situação hipotética. Não considere que o leitor já conhece o caso, então apresente a ele o problema, os envolvidos e algum dado que for essencial. Se a proposta indicar algum contexto teórico, é o momento de apresentá-lo também.
Na sequência, Desenvolva a explicação dos aspectos pré-indicados pela proposta, apresentando-os, preferencialmente, em parágrafos distintos. Caso a proposta não os indicar, planeje seu texto seguindo a ordem lógica dos procedimentos a serem realizados (primeiro deve-se, em seguida, por fim). Nessa etapa do estudo, fundamente as ações com base no conteúdo específico estudado.
Outra característica importante no desenvolvimento é relacionar as ações ao caso fictício ( fulano deve, a empresa tal precisa, as provas apresentadas são). Lembre-se: você está estudando uma situação específica, portanto qualquer medida deve ser coerente com os envolvidos e o problema.
Para concluir, Encerre com a apresentação de proposta de solução para a situação fictícia estudada. Aqui você vai amarrar toda a discussão feita para explicitar definitivamente a solução construída ao longo do estudo. Portanto, refira-se aos envolvidos, indique os desdobramentos, penalizações e os responsáveis por julgar, avaliar ou dar o parecer final.
Linguagem
Como em qualquer redação, a linguagem precisa de cuidados como:
- respeitar ao padrão culto da Língua;
- ser clara (não exagere nos termos técnicos);
- ser objetiva (evite ser muito detalhista, atenha-se ao essencial);
- ser coesa (evite as repetições, elas deixam as ideias circulares);
- seguir as regras gramaticais.
Também não deixe de estabelecer a coesão, para tanto empregue os elementos conectivos para marcar as relações de sentido entre parágrafos e marque o encerramento do texto com um conector conclusivo. Para manter a manutenção do estudo, retome elementos da situação hipotética proposta ao longo de toda a redação.
Seguindo essas orientações, certamente você construirá com eficiência qualquer estudo de caso, seja para uma prova, seja em situações reais.
Leia também:
Estudo de caso X Discursiva – Qual a diferença?
Em uma prova, qual o melhor momento para fazer a redação?
Prova discursiva para concurso público
E se deseja receber uma orientação personalizada, conte com o Escrever é Praticar!