Conforme previsto, foi publicado no dia 31/05/2019 o edital para concurso do TRF 4 com vagas para diversas áreas e cargos. A banca escolhida para a aplicação das provas, mais uma vez, é a FCC (Fundação Carlos Chagas).
As provas estão previstas para serem realizadas no dia 04/08 e as inscrições ficarão abertas até o dia 26/06.
Será cobrado, além da prova objetiva, um Estudo de Caso para os cargos:
- Analista Judiciário/Área Judiciária;
- Analista Judiciário/Área Judiciária/Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal;
- Analista Judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidade Infraestrutura em Tecnologia da Informação;
- Analista Judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidade Sistemas de Tecnologia da Informação;
- Técnico Judiciário/Área Apoio Especializado/Especialidade Tecnologia da Informação;
- Técnico Judiciário/Área Administrativa/Especialidade Segurança e Transporte;
E uma Redação (Prova Discursiva) para o cargo:
- Técnico Judiciário/ Área Administrativa
A prova de Estudo de Caso será composta de 02 (duas) questões práticas, para as quais o candidato deverá apresentar, por escrito, as soluções. Os temas versarão sobre conteúdo pertinente aos Conhecimentos Específicos constantes no anexo II do edital conforme indica o quadro abaixo:
A Prova Estudo de Caso tem caráter eliminatório e classificatório, a nota máxima será de 10 pontos por questão e o candidato será considerado habilitado caso obtenha uma média igual ou superior a 5 no conjunto das duas questões.
Lembrando que o limite máximo para desenvolver cada questão é de 20 linhas, com pena de perda de pontos caso seja ultrapassado esse limite.
Na Prova de Estudo de Caso o objetivo é apresentar uma solução para um problema hipotético, tendo como fundamentação informações do conteúdo específico. Ou seja, a partir das ferramentas teóricas, o candidato deve explicar qual é o problema e oferecer mecanismos para solucioná-lo. Esse gênero textual tem sido recorrente em provas, pois simula situações possíveis de acontecerem na rotina da função, assim, espera-se selecionar aqueles que possuem maior destreza e conhecimento para assumir a função.
Vale ressaltar que, na solução apresentada, será avaliado tanto o conteúdo, se corresponde com o esperado pela comissão julgadora da banca, assim como a organização do texto, a coesão e o aspecto linguístico e gramatical.
Conheça a estrutura de um Estudo de Caso
Já a prova de Redação (Prova Discursiva) será aplicada somente para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa e será cobrado um texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral. O edital ainda deixa claro que o assunto não será atrelado necessariamente ao conteúdo programático de conhecimentos específicos. Sendo assim, o candidato a estas vagas deve inserir em seu cronograma de estudos tópicos de atualidade, história, sociologia e filosofia (áreas geralmente requisitadas em propostas de redação da FCC).
A Prova Discursiva - Redação terá caráter eliminatório, a nota máxima será de 10 pontos e candidatos que não atingirem o mínimo de 5 pontos serão desclassificados. O número de linhas para a prova discursiva será de no mínimo 20 e máximo de 30 linhas.
Os critérios de correção da prova de redação serão conforme o padrão já conhecido da FCC: Conteúdo (5pts), Estrutura (4 pts) e Expressão (1 pto).
Conheça a estrutura do texto dissertativo
O Escrever é Praticar já possui plano de estudo preparado para todos os cargos em seu curso de redação online, incluindo aqueles que exigem a prova de estudo de caso, com envio de temas comentados de acordo com a necessidade de cada aluno e apontando notas nas correções de acordo com cada critério de correção da banca.