Tema 3 – Mulher

Tema 3 – Mulher

Não é atual a discussão sobre os direitos das mulheres, as conquistas das mulheres, a violência contra a mulher, a força das mulheres.

É possível que você tenha uma opinião formada sobre isso, que você defenda uma bandeira, uma ideologia construída ao longo de sua história de vida. Mas, se solicitassem que você argumentasse sobre isso? Que apresentasse informações contundentes para comprovar seu ponto de vista? Nesse caso, não vale apenas encerrar a discussão com: “ah, mas isso é um posicionamento pessoal”, “eu cresci assim”, “qualquer um sabe isso”.

Humm, saiba que nada disso basta para convencer o outro, muito menos, levará ele a refletir sobre a questão ou dar alguma “moral” pra ti.

Bom, por isso, vou lhe ajudar a considerar algumas situações atuais que te levará a criar um arsenal argumentativo, além de levá-lo a associar o tema a outros assuntos. Para incentivar, selecionei alguns artigos:

 

Lei Maria da Penha

http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/lei-maria-da-penha/sobre-a-lei-maria-da-penha

è Assunto básico, essencial, primordial, aquele que você “tem que saber” quando tema é mulher, conquista de direitos, valorização da mulher e violência contra a mulher.

 

“Feministas” e “machistas” fazem guerra no (e por culpa do) Facebook (Folha de São Paulo, 04/11/2015)

http://hashtag.blogfolha.uol.com.br/2015/11/04/feministas-e-machistas-fazem-guerra-no-e-por-culpa-do-facebook/

è Na leitura desse texto, observe como as redes sociais têm sido um forte instrumento de disseminação de posicionamentos e organização de manifestações.

 

Morte de mulheres negras dispara com falta de amparo na periferia (El País Brasil, 09/2015)

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/06/politica/1446816654_549295.html

è Além da discussão da violência contra a mulher, a reportagem faz uma excelente associação com a questão racial.

 

Enem traz violência contra mulher na redação; veja análise de professores

 

http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/10/enem-2015-traz-violencia-contra-mulher-no-brasil-no-tema-da-redacao.html

è O Enem é uma importante referência de temas pertinentes à sociedade, por isso é interessante conhecer o tema abordado na prova de 2015, ver os desdobramentos e discussões geradas e refletir sobre a necessidade de discussão sobre ele.

 

Veja que os links apresentados aqui são apenas sugestões de leitura, para que a partir disso você solidifique suas opiniões e fique preparado para novas propostas de redação.

Além da leitura, faça associações com outras temáticas, como as sugeridas brevemente aqui, isso ampliará ainda mais o seu conhecimento de mundo e sua análise crítica.

Bons estudos!

Já pensou em aprimorar a escrita praticando?

[  Clique aqui e saiba mais  ]

Publicado em 10 de novembro de 2015 na categoria Concursos, Redação, Temas

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Mariana Santana Marins, idealizadora do Escrever é Praticar. Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Mestranda em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza (UTFPR - Londrina). Mais de 10 anos de experiência com aulas de português e redação na educação básica, no ensino superior e em preparatórios para concursos públicos. Revisora de diversas obras.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *