Prova Discursiva – Redação e Estudo de caso TRF MG 6ª Região.
O Cebraspe publicou edital para o concurso do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-MG) com formação de cadastro reserva para cargos de nível superior (Analista e Técnico).
Os cargos para Analista judiciário são: Área Administrativa - Sem especialidade; Análise de Dados; Análise de Sistemas de Informação; Arquitetura; Arquivologia; Contabilidade; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Eletrônica; Estatística; Governança e Gestão de Tecnologia da Informação; Medicina (Ramo: Cardiologia); Medicina (Ramo: Clínica Geral); Medicina (Ramo: Medicina do Trabalho); Medicina (Ramo: Ortopedia); Medicina (Ramo: Psiquiatria); Odontologia; Psicologia; Serviço Social; Tecnologia da Informação e Área: Judiciária – Sem especialidade;
Também cargos Técnicos nas áreas: Administrativa – Sem especialidade; Administrativa – Agente de Polícia Judicial; Contabilidade; Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Suporte Técnico.
A remuneração inicial varia de R$ 8.529,65 a R$ 13.994,78, dependendo do cargo escolhido.
Inscrições para o concurso
As inscrições para o concurso do Tribunal Regional Federal do Estado de Minas Gerais deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora Cebraspe no período de 18 de outubro a 08 de novembro.
Provas Discursiva (redação e estudo de caso) e objetiva
As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 19 de janeiro de 2025 e haverá provas objetivas, prova discursiva redação e discursiva estudo de caso. Portanto, além do conteúdo específico para responder as questões objetivas, o candidato não pode deixar de estudar para a discursiva. Veja abaixo como será a prova discursiva e o que a banca espera do candidato.
Sobre a prova discursiva - redação e estudo de caso para este concurso
A Prova Discursiva - Redação será aplicada para os cargos de Analista judiciário: Área Administrativa - Sem especialidade; Análise de Dados; Análise de Sistemas de Informação; Arquitetura; Arquivologia; Contabilidade; Enfermagem; Estatística; Governança e Gestão de Tecnologia da Informação; Odontologia; Psicologia; Serviço Social e Tecnologia da Informação e todos cargos de Técnico Judiciário, o candidato deverá desenvolver uma redação dissertativa, de até 30 linhas, acerca de tema da atualidade comum a todas as áreas/especialidades e valerá 20 pontos.
Para os demais cargos a prova discursiva consistirá de uma questão dissertativa, de até 45 linhas, acerca de situação problema (estudo de caso) relacionada a conhecimentos específicos do cargo/área/especialidade e valerá 30 pontos.
Insira em seu cronograma de estudos um momento para leitura e pesquisa de atualidades, você precisa estar com seu conhecimento de mundo em dia, assim como deve ter um senso crítico coerente para apresentar na redação.
Vale lembrar também que tanto a prova discursiva - redação e a prova discursiva - estudo de caso terá caráter eliminatório e classificatório.
Para ver o edital na íntegra, clique aqui.
E aí? Está estudando para este concurso?
O Escrever é Praticar está com vagas abertas com treinamento específico para este concurso. Além dos temas para produção, você terá acesso a videoaulas e materiais de apoio em PDF, tudo isso em uma área exclusiva com um canal de mensagens para tirar suas dúvidas diretamente com a professora.
Clique aqui para ver nossos planos disponíveis, todos direcionados para o concurso do TRF 6.
Veja também:
- Dissertação e dissertação-argumentativa - Entenda a diferença
- As 10 Leis da redação para o Cebraspe (Cespe)
- Estudo de caso X Discursiva - Qual a diferença?
- Quantos textos é preciso escrever para fazer uma ótima redação?