Discursiva Redação ANM - Agência Nacional de Mineração

Provas Discursiva e Redação ANM - Agência Nacional de Mineração - Cebraspe edital publicado e provas previstas para fevereiro.

 

O Concurso da ANM (Agência Nacional de Mineração) está com seu edital publicado e a banca organizadora será o Cebraspe. Agora é necessário focar nas exigências de conteúdo para as provas objetivas, discursivas e redação (conforme seu cargo), contudo, se preparar para a prova discursiva não pode ficar de fora do seu cronograma de estudos. Nesta postagem explicarei para você todos os detalhes sobre a prova discursiva e a redação do concurso da ANM, assim sua preparação será eficiente.

 

Conforme o edital, o concurso irá ofertar um total de 220 vagas para cargos de nível superior as quais estão distribuídas entre analista e especialista.

As inscrições ficarão disponíveis entre os dias 28/11/2024 e 17/12/2024.

 

Provas discursiva e redação do concurso ANM.

As provas estão previstas para serem aplicada no dia 16/02/2025.

Além da prova objetiva, haverá prova discursiva redação de até 30 linhas para todos os candidatos inscritos para cargos de analista. Para os candidatos a cargos de especialista, será aplicada uma questão discursiva de até 45 linhas.

Veja o que diz o edital:

9.1 A prova discursiva (P3) para os cargos de Analista consistirá de redação de tema de Atualidades, a ser respondida em até 30 linhas, no valor de 20,00 pontos.

9.2 A prova discursiva (P3) para os cargos de Especialista consistirá de questão discursiva acerca de conhecimentos específicos relacionados ao cargo/especialidade, a ser respondida em até 45 linhas, no valor de 30,00 pontos.

 

O que a banca espera do candidato?

Para os candidatos a cargos de analista, a prova discursiva redação será composta de um texto dissertativo argumentativo sobre tema de atualidades não atrelado aos conteúdos específicos do edital, a banca espera que o candidato demonstre não apenas conhecimento sobre o tema, mas também habilidades linguísticas, organizacionais e críticas que evidenciem sua aptidão para o cargo pretendido. Praticar redações previamente, estudar temas relevantes e treinar a escrita com foco nessas competências é essencial para um bom desempenho.

Já para aqueles inscritos em cargos de especialista, a prova discursiva será de conhecimentos específicos ao cargo, ou seja, além das habilidades gerais de escrita, o candidato será avaliado pela compreensão, análise e aplicação de conhecimentos diretamente relacionados às atribuições do cargo pretendido. Em suma, a redação discursiva focada no conteúdo específico do cargo avalia não só a capacidade de escrever bem, mas também o domínio e aplicação do conhecimento técnico necessário para a função.
 

Está preparado para a prova discursiva?

[  Desvendando o Texto Discursivo  ]

 
Vale lembrar também que a prova discursiva para ambos os cargos é de caráter classificatório e eliminatório, sendo fator decisivo na conquista da aprovação para este concurso.

Veja aqui o edital publicado pelo Cebraspe.

 

Você está se preparando para este concurso?

Veja abaixo como podemos te ajudar para este e outros concursos com prova discursiva, redação ou estudo de caso:

Pronto para a discursiva?

Precisa aprender a escrever um texto discursivo do zero ou já conhece a estrutura, mas sente a necessidade de aprimorar com um curso teórico?

Conhece a estrutura e como organizar um bom texto, mas precisa aplicar seus conhecimentos e ter uma avaliação profissional sobre o seu texto?

 

Veja também:

 

Autor(a): Escrever é Praticar

Gostou? Deixe um comentário!



Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.