Redação para a Polícia Civil da Paraíba - PCPB

Saiu o edital para o concurso da Polícia Civil da Paraíba – PCPB. No total são 1.400 vagas para os cargos de Delegado, Escrivão, Agente de Investigação, Necrotomista, Técnico em Perícia, Papiloscopista, Perito Criminal, Perito Médico Legal, Perito Odonto e Perito Químico. Os salários vão de R$ 3.726,73 a R$ 12.769,80.

A prova será realizada pela banca Cebraspe as inscrições ficarão abertas de 08/10/2021 a 11/11/2021, com data provável de aplicação dia 09 e 16 de janeiro de 2022.

 

Prova de Redação do concurso da Polícia Civil da Paraíba

Na primeira fase, além das provas objetivas, será cobrada uma prova Discursiva. Para os cargos de Escrivão, Agente de Investigação, Necrotomista, Técnico em Perícia, Papiloscopista, Perito Criminal, Perito Médico Legal, Perito Odonto e Perito Químico o candidato deverá desenvolver uma dissertação, de até 30 linhas, sobre tema da atualidade. A redação terá valor de 15,00 pontos.

Para o cargo de Delegado será cobrada a elaboração de uma peça prática a repeito dos conhecimentos específicos para o cargo, com até 60 linhas. O texto terá valor de 20,00 pontos.

 

Critérios de avaliação da Prova Discursiva para o concurso da PCPB:

A avaliação da redação está dividida em dois critérios centrais, domínio do conteúdo e modalidade escrita:

  1. a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 20,00 pontos para Delegado, e 15,00 pontos para os demais cargos;
    b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: grafia, morfossintaxe, propriedade vocabular e pontuação;

Para esclarecer melhor, o critério domínio do conteúdo avaliará:

  • apresentação: legibilidade, aproveitamento das linhas, marcação de recuo dos parágrafos.
  • estrutura textual: a organização do texto respeitando a estrutura dissertativa (introdução-desenvolvimento-conclusão), coesão e coerência.
  • desenvolvimento do tema: abordagem clara e coerente do tema, seleção pertinente de informações, articulação adequada com o tema, e, se a proposta indicar aspectos obrigatórios, tratamento integral, claro e coerente de todos eles.

 

Será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) pela fórmula NPD = NC - 20 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato;

No critério de avaliação da modalidade escrita, o candidato será avaliado a respeito do cumprimento das normas gramaticais e linguagem. Observe que os erros neste critério descontarão pontos conquistados no anterior, por isso merece sua máxima atenção também, pois, não adianta apresentar uma redação organizada e consistente, se a sua linguagem e conhecimento linguístico não for adequado.

Também atente-se ao espaço da folha de redação, pois será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar o número máximo de linhas.

A redação será anulada nos casos de fuga ao tema, se não houver texto na folha definitiva, se o resultado da fórmula de cálculo da nota for inferior a zero.

 

Duração das provas da PCPB

As provas objetivas e de redação terão duração de 5 horas para Delegado e 4h30 para os demais cargos. E ficará mais bem preparado o candidato que começar a treinar a redação o quanto antes, pois a compreensão do estilo de proposta e dos critérios de avaliação do Cebraspe será o grande diferencial. Além disso, por se tratar de uma dissertação, é essencial manter-se atualizado e saber articular bem as ideias para persuadir o leitor/ corretor.

Para ver o edital deste concurso na íntegra, clique aqui.

 

Precisa aprimorar a redação para o concurso da Polícia Civil da Paraíba – PCPB?

Se deseja iniciar sua preparação para a redação do concurso da Polícia Civil da Paraíba (PCPB), conheça nosso curso, pois os temas são selecionados de acordo com o estilo da banca e você receberá uma análise completa do seu texto, com orientação específica sobre o que fazer para melhorar a cada texto: Clique aqui e veja nossos planos.

Lembre-se: a prova de redação é fator decisivo na sua aprovação!

 

Veja um vídeo a respeito das principais características da banca Cebraspe:

 

Leia também:

Redação para o Cebraspe (Cespe)

Autor(a): Escrever é Praticar

Gostou? Deixe um comentário!

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e são aplicáveis a Política de Privacidade e os Termos e condições do Google.



Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.