Precisa aprimorar a redação?
Tenha uma orientação personalizada com o Escrever é Praticar - Saiba mais...
O Escrever é Praticar preparou um E-book para você arrasar na redação :)
BAIXAR AGORA

Discursiva Redação e Estudo de Caso TRT-20 Sergipe

Prova Discursiva – Redação e Estudo de caso TRT SE 20ª Região.

 

A Fundação Carlos Chagas (FCC) publicou edital para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) com 25 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para cargos de nível superior (Analista e Técnico).

 

Os cargos para Analista são: Área Administrativa; Área Judiciária; Área Judiciária –  Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal; Área Administrativa – Especialidade Contabilidade; Área Apoio Especializado - Especialidade Engenharia Civil; Área Apoio Especializado - Especialidade Tecnologia da Informação e Área Apoio Especializado - Especialidade Medicina do Trabalho.

Também cargos Técnicos nas áreas: Administrativa; Área Apoio Especializado - Especialidade Tecnologia da Informação; Área Apoio Especializado – Especialidade Enfermagem do trabalho e Área Administrativa - Especialidade Agente da Polícia Judicial.

 

A remuneração inicial varia de R$ 8.529,65 a R$ 13.994,78, dependendo do cargo escolhido.

 

Inscrições para o concurso

As inscrições para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Sergipe deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora FCC no período de 23 de setembro a 17 de outubro.

 

Provas Discursiva (redação e estudo de caso) e objetiva

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 15 de dezembro de 2024 e haverá provas objetivas, prova discursiva redação e discursiva estudo de caso. Portanto, além do conteúdo específico para responder as questões objetivas, o candidato não pode deixar de estudar para a discursiva. Veja abaixo como será a prova discursiva e o que a banca espera do candidato.

 

Sobre a prova discursiva - redação para este concurso

A Prova Discursiva - Redação será aplicada para os cargos: Analista Judiciário - Área Administrativa e Analista Judiciário – Área Judiciária, o candidato deverá desenvolver um  texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos referido no Edital. O candidato deverá observar o limite mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas na produção do seu texto sob pena de perda de pontos caso a redação não respeite estes limites.

Insira em seu cronograma de estudos um momento para leitura e pesquisa de atualidades, você precisa estar com seu conhecimento de mundo em dia, assim como deve ter um senso crítico coerente para apresentar na redação.

 

Conheça os critérios de correção da redação FCC

Conteúdo - até 4 (quatro) pontos:

  1. a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
  2. b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
  3. c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

 

Estrutura - até 3 (três) pontos:

  1. a) respeito ao gênero solicitado;
  2. b) progressão textual e encadeamento de ideias;
  3. c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

 

A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra, quanto ao Conteúdo, abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

 

Expressão - até 3 (três) pontos:

A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com os demais critérios, considerando-se:

  1. a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido; adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
  2. b) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos; propriedade vocabular; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

 

Sobre a prova discursiva - Estudo De Caso

A Prova Discursiva - Estudo De Caso será aplicada para os cargos: Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade Oficial De Justiça Avaliador Federal; Analista Judiciário – Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade; Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Engenharia Civil; Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Tecnologia Da Informação e Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade: Medicina Do Trabalho, o candidato deverá desenvolver uma questão prática e o(s) tema(s) versará(ão) sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos, conforme programa constante do Anexo II do Edital, adequados às atribuições do cargo/área/especialidade para o qual o candidato se inscreveu. O candidato deverá observar o limite máximo de 15 linhas sob pena de perda de pontos caso o texto não respeite este limite.

 

Vale lembrar também que tanto a prova discursiva - redação e a prova discursiva - estudo de caso terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.

 

Para ver o edital na íntegra, clique aqui.

 

E aí? Está estudando para este concurso?

O Escrever é Praticar está com vagas abertas com treinamento específico para este concurso. Além dos temas para produção, você terá acesso a videoaulas e materiais de apoio em PDF, tudo isso em uma área exclusiva com um canal de mensagens para tirar suas dúvidas diretamente com a professora.

Clique aqui para ver nossos planos disponíveis, todos direcionados para o concurso do TRT-SE.

 

Veja também:

 

Artigos relacionados