Discursiva Redação MPSE – Ministério Público de Sergipe - FCC

A Fundação Carlos Chagas – FCC divulgou edital no dia 16/09 para concurso público do Ministério Público de Sergipe (MPSE), no total são 28 vagas, sendo 10 delas para o cargo de Técnico do Ministério Público, Área Administrativa.

As inscrições ficarão abertas do dia 22/09 ao dia 21/10/2025 e deverão ser feitas no site da banca organizadora, FCC. As provas objetivas (para todos os cargos) e discursiva redação (para Técnico do Ministério Público – Área Administrativa) estão previstas para serem aplicadas no dia 11/01/2026.

 

1. Como será a prova discursiva redação para o MPSE?

A prova discursiva redação será aplicada somente para o cargo de técnico administrativo e será um texto dissertativo-argumentativo como informa o edital:

“O candidato deve produzir um texto dissertativo-argumentativo autoral, coeso e coerente, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, a partir de proposta única sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos referido no presente Edital.”

[...]

“A Prova Discursiva – Redação tem o objetivo de avaliar a habilidade argumentativa do candidato na produção de um tema autoral, a partir da mobilização de argumentos relevantes e coerentes para a defesa de um ponto de vista.”

 

2. Quais serão os critérios de correção para a prova discursiva redação?

O que mais chama a atenção neste edital é a mudança dos critérios de correção, já que a banca FCC não tem um histórico de alterações neste quesito. Veja abaixo os critérios para esta prova:

10.4.1 TEMA (até 7,00 pontos)

a) RECORTE TEMÁTICO - (2,00 pontos)

Avalia-se a consistência do recorte temático.

Avalia-se a apresentação de projeto de texto claro e coerente na produção de um texto autoral.

A nota será prejudicada em todos os critérios caso ocorra abordagem tangencial do tema proposto, ou abordagem predominantemente diluída em meio ao desenvolvimento de outro tema.

Observação: o texto pode ser prejudicado caso se detenha predominantemente na citação de autores consagrados e produtos culturais.

b) INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO(S) TEXTO(S) DE APOIO - (2,00 pontos)

Avalia-se a interpretação crítica do(s) texto(s) de apoio no cumprimento do recorte temático. Será penalizado o desenvolvimento em que se observe predomínio da paráfrase ou compreensão superficial do(s) texto(s) de apoio.

Avalia-se se a redação discute as ideias presentes no(s) texto(s) de apoio, problematizando de forma crítica as questões propostas, sob uma perspectiva original.

c) PROGRESSÃO TEXTUAL (3,00 pontos)

Avaliam-se aspectos relacionados às características típicas do texto dissertativo-argumentativo. Avalia-se o desenvolvimento estratégico da introdução, com exposição das ideias a serem abordadas na redação.

Avaliam-se aspectos relacionados ao avanço das ideias, como a coerência e a clareza no desenvolvimento, a manutenção da referência temática e os nexos de sentido, inclusive a conexão lógica entre introdução, desenvolvimento e conclusão.

Observação: a conclusão deve, necessariamente, estar relacionada aos argumentos apresentados ao longo do texto, sem se reduzir a propostas de solução desarticuladas da discussão desenvolvida.

 

10.4.2 COESÃO TEXTUAL E DOMÍNIO DA NORMA-PADRÃO FORMAL ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA (até 3,00 pontos)

a) PROPRIEDADE VOCABULAR: avalia-se se a seleção lexical contribui para a clareza e a objetividade do texto. (0,80 pontos)

b) COESÃO TEXTUAL: avalia-se se o emprego dos mecanismos de coesão textual contribui para o avanço da argumentação, ou seja, o uso estratégico de conectivos, de mecanismos de referência (como pronomes, artigos, expressões de retomada), de conjunções e de conexões lexicais (como substituições e elipses). (1,60 pontos)

c) MORFOSSINTAXE. Considera o emprego da norma-padrão formal, com atenção aos seguintes itens: ortografia; acentuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais, uso do sinal indicativo de crase. (0,60 pontos)

No curso de redação do Escrever é Praticar você terá uma análise detalhada do seu texto, com orientações específicas ponto a ponto e todo este trabalho é feito seguindo os critérios de correção do edital do seu concurso.

 

3. Como é o curso de redação para o MPSE – FCC

Aqui no Escrever é Praticar você será direcionado texto a texto a alcançar a melhor nota da redação. Você tem duas opções para praticar:

Redação na prática

As correções e orientações são recebidas por escrito.

Contratando um de nossos planos, você terá acesso à área do aluno e a todo material exclusivo: videoaulas, materiais em pdf e ferramentas para aprimorar seus estudos. Também poderá tirar todas as suas dúvidas diretamente com a professora Mariana por meio um canal de mensagens.

Além disso, você receberá as propostas para produção conforme o seu concurso e cargo. Os temas são enviados um por vez, sempre junto com a correção do seu texto anterior, assim poderá estudar as orientações antes de escrever sua próxima redação.

Veja aqui os planos disponíveis.

 

Mentoria

As correções e orientações são feitas ao vivo.

Você contrata quantas sessões de mentoria deseja, por exemplo, seguindo um cronograma quinzenal de produção. Em cada encontro ao vivo será avaliado apenas um texto previamente enviado. A professora Mariana explicará detalhadamente o que precisa ser ajustado ou mantido, e você tira suas dúvidas no mesmo momento. É a forma mais rápida e assertiva de melhorar a sua escrita!

Veja aqui mais detalhes sobre a Mentoria.

 

4. Perguntas frequentes sobre o curso de redação Escrever é Praticar.

✔️ O curso será direcionado ao concurso do MPSE?

Sim, nosso objetivo é orientar você partindo daquilo que já sabe e direcionar para aquilo que a banca exige. Para isso, selecionaremos  temas de redação já aplicados pela FCC que são pertinentes ao edital vigente, e faremos a correção e análise do seu texto conforme os critérios de correção previstos no edital.

✔️ Como envio minha redação?

A redação deve ser feita de forma manuscrita e enviada uma foto via área do aluno. É muito importante enviar sua redação manuscrita, pois é dessa forma que você irá fazer no dia da prova, assim já treina sua caligrafia e se adapta aos limites de linhas.

✔️ Quantos textos posso enviar?

Os textos são enviados individualmente até cumprir com a quantidade do plano contratado. Você escolhe quantos textos deseja praticar, para isso temos quatro planos disponíveis. Veja aqui os planos disponíveis.

Na Mentoria, você deve enviar previamente o texto que será analisado em cada sessão.

 

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato clicando aqui.

 

Veja também:

 

Gostou? Deixe um comentário!



Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.