Discursiva – Redação e Estudo de caso TRT SP - 2ª Região

Prova Discursiva – Redação e Estudo de caso TRT SP 2ª Região.

 

Fundação Carlos Chagas (FCC) publicou edital para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) com 2 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para cargos de nível superior (Analista e Técnico). Segundo informações, o órgão possui atualmente mais de 300 cargos vagos, portanto a formação de cadastro reserva é de suma importância para preencher estas vagas.

 

Os cargos de Analista Judiciário são para as áreas: Administrativa; Contabilidade; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Segurança do Trabalho; Estatística; Medicina (Cardiologia); Medicina (Clínico Geral); Medicina do Trabalho; Medicina (Psiquiatria); Serviço Social; Tecnologia da Informação; Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador Federal.

Para os cargos Técnicos nas áreas: Administrativa; Agente da Polícia Judicial e Tecnologia da Informação.

 

A remuneração inicial varia de R$ 9.052,54 a R$ 17.018,67, dependendo do cargo e área pretendido.

 

Inscrições para o concurso

As inscrições para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora FCC no período de 24 de abril a 22 de maio.

 

Provas Discursiva (redação e estudo de caso) e objetiva

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 03 de agosto de 2025 e haverá prova objetiva, discursiva redação e discursiva estudo de caso. Portanto, além do conteúdo específico para responder as questões objetivas, o candidato não pode deixar de estudar para a discursiva. Veja abaixo como será a prova discursiva e o que a banca espera do candidato.

 

Sobre a prova discursiva - redação TRT 2 SP

Prova Discursiva - Redação será aplicada para todos os cargos com exceção do cargo N14 (Analista Judiciário – Área Judiciária) que será um estudo de caso.

O candidato deverá desenvolver um  texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral e deverá observar o limite mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas na produção do seu texto sob pena de perda de pontos caso a redação não respeite estes limites.

Insira em seu cronograma de estudos um momento para leitura e pesquisa de atualidades, você precisa estar com seu conhecimento de mundo em dia, assim como deve ter um senso crítico coerente para apresentar na redação.

 

Conheça os critérios de correção da redação FCC

Conteúdo - até 4 (quatro) pontos:

  • a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
  • b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
  • c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

 

Estrutura - até 3 (três) pontos:

  • a) respeito ao gênero solicitado;
  • b) progressão textual e encadeamento de ideias;
  • c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

 

A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra, quanto ao Conteúdo, abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

 

Expressão - até 3 (três) pontos:

A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com os demais critérios, considerando-se:

  • a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área/Especialidade;
  • b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
  • c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

 

Sobre a prova discursiva - Estudo De Caso TRT 2 SP

Prova Discursiva - Estudo De Caso será aplicada somente para 0 cargo de Analista Judiciário - Área Judiciária.

O candidato deverá desenvolver uma questão prática e o tema versará sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos, conforme programa constante do Anexo II do Edital, adequados às atribuições do cargo/área/especialidade. O candidato deverá observar o limite máximo de 30 linhas sob pena de perda de pontos caso o texto não respeite este limite.

 

Vale lembrar também que tanto a prova discursiva - redação e a prova discursiva - estudo de caso terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6 pontos para ampla concorrência e 4,8 pontos para as demais.

 

Para ver o edital na íntegra, clique aqui.

 

E aí? Está estudando para este concurso?

O Escrever é Praticar está com vagas abertas com treinamento específico para este concurso. Além dos temas para produção, você terá acesso a videoaulas e materiais de apoio em PDF, tudo isso em uma área exclusiva com um canal de mensagens para tirar suas dúvidas diretamente com a professora.

Clique aqui para ver nossos planos disponíveis, todos direcionados para o concurso do TRT-SP.

 

Veja também:

 

Pronto para a discursiva?

Precisa aprender a escrever um texto discursivo do zero ou já conhece a estrutura, mas sente a necessidade de aprimorar com um curso teórico?

Conhece a estrutura e como organizar um bom texto, mas precisa aplicar seus conhecimentos e ter uma avaliação profissional sobre o seu texto?


 

Autor(a): Equipe Escrever é Praticar.Equipe Escrever é Praticar

Gostou? Deixe um comentário!



Gostaria de receber um e-book com dicas de redação?

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail!
Selecione uma opção para receber informações sobre o assunto.