O Ministério Público da União publicou edital para o próximo concurso e a banca escolhida é a Fundação Getulio Vargas (FGV). Serão ofertadas 172 vagas de nível superior para cargos técnico e analista do MPU.
Trata-se de um concurso muito esperado, tanto porque a última prova ocorreu em 2018 e seu prazo para convocação já expirou, assim como pelo déficit de servidores que o órgão enfrenta.
A remuneração inicial varia de R$ 8.529,65 (para o cargo de Técnico) e de R$13.994,78 (para Analista). A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Há oportunidades para diversas especialidades.
Para o cargo de analista, as vagas são para áreas como: Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Enfermagem, diversas Engenharias, Geografia, Psicologia, Serviço Social, entre outras.
Já para o Técnico, são para áreas de Administração, Enfermagem e Polícia Institucional.
As provas (objetiva e discursiva redação) estão previstas para serem aplicadas no dia 04 de maio de 2025.
Prova Discursiva Redação
Para o concurso do MPU será aplicada uma prova discursiva redação para todos os cargos (com exceção do cargo de Técnico do MPU/Polícia Institucional).
Conforme o edital, a prova discursiva consistirá em 1 (uma) Redação que deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas, valendo até 40 (quarenta) pontos e será de caráter eliminatório e classificatório.
Como o edital não prevê o conteúdo da prova discursiva, de acordo com o histórico da banca, é possível afirmar que o tema será voltado a assunto de interesse geral (atualidades) não atrelado ao conteúdo específico do cargo/área.
Dessa forma, não basta apenas conhecer o conteúdo específico, é essencial que o candidato tenha um conhecimento abrangente e esteja atualizado com notícias relevantes da atualidade. Além disso deve saber organizar o texto para manter uma progressão lógica, ter clareza, concisão e objetividade na apresentação das informações, assim como respeitar as regras gramaticais, pois, sem essas características textuais, a mera apresentação de dados não é suficiente para uma ótima avaliação na redação da FGV.
Por isso, inicie seus estudos para a discursiva do MPU desde já. Será seu grande diferencial identificar com antecedência seus pontos fortes e fracos, assim poderá alinhar tudo o quanto antes e fazer uma prova com tranquilidade e segurança.
Conte com o Escrever é Praticar para lhe orientar, aqui:
- Você vai aprimorar praticando: todas as orientações são dadas a partir de seus próprios erros e acertos;
- Você também irá treinar com temas da própria FGV, para já se familiarizar com a banca;
- As propostas são disponibilizadas após a correção para que possa aplicar todas as orientações e não cometer mais os mesmos erros;
- Você pode treinar quantas redações quiser* e pode tirar todas as suas dúvidas diretamente com a professora Mariana Santana Marins.
Acesse: Curso online de redação com correção.
Pronto para a discursiva?
Precisa aprender a escrever um texto discursivo do zero ou já conhece a estrutura, mas sente a necessidade de aprimorar com um curso teórico?
Conhece a estrutura e como organizar um bom texto, mas precisa aplicar seus conhecimentos e ter uma avaliação profissional sobre o seu texto?